Natal da Serra Gaúcha é atração em cinco estados do Brasil

Destaque Roteiros

O Natal da Serra Gaúcha já se tornou tradição ao final de cada ano, com milhões de turistas visitando as muitas atrações desta época de festas em Gramado e Canela, encantando a todos. Um espetáculo que, hoje, vai além da região em si. Em 2019, a D’arte Multiarte, empresa com sede em Canela, que tem mais de dez anos de experiência no segmento de entretenimento, leva suas criações natalinas para cidades de cinco estados brasileiros.

Responsável pela direção artística do Natal Luz de Gramado, durante dez anos, e do Sonho de Natal de Canela, por seis anos, a empresa conta agora com suas criações em locais que buscam uma programação natalina exclusiva e autoral, tendo como exemplo a Serra Gaúcha.

“Sem dúvida, Gramado e Canela são uma grife quando falamos de turismo de eventos e entretenimento, especialmente com o tema de Natal. E nós temos uma grande participação. O que percebemos hoje é que outras cidades brasileiras procuram isso, como uma ferramenta para desenvolvimento do turismo regional”, explica Rodrigo Cadorin, diretor da D’arte Multiarte.

A empresa está presente este ano no Natal de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Francisco Beltrão (PR), Tubarão (SC), assim como Bento Gonçalves (RS), Porto Alegre (RS) e Canoas (RS). Entre os clientes, empresas e entidades de diferentes segmentos como shoppings centers, hotéis e operadoras de turismo, assim como órgãos públicos como prefeituras. A atuação passa ainda por consultorias de projetos, eventos e espetáculos.

Desde novembro e até o fim desta semana, o Natal D’arte é destaque em Francisco Beltrão – que teve a abertura no dia 29, com o Natal Branco -, Tubarão, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Canoas. Goiânia contou com espetáculos nos dias 14 e 15 deste mês e, em Belo Horizonte, as criações natalinas serão atração entre esta sexta-feira (20) e segunda-feira (23).

O Natal da empresa tem alguns espetáculos de seu portfólio e muitos criados sob medida, com exclusividade: cenografias temáticas e humanizações (quando personagens dão vida a cenografias ou fazem intervenções artísticas), totalmente criados e produzidos em Canela.

No total, espalhados pelos estados do Brasil em que a D’arte possui produções, estão envolvidos cerca de 500 profissionais das mais diferentes áreas, como artistas, artesãos e produtores, e mais de 200 técnicos que viabilizam o sonho gerado pela equipe comandada pelos diretores artísticos e sócios Lisiane Urbani e Rodrigo Cadorin.

Além das produções natalinas, que respondem por cerca de 60% do faturamento da empresa, a D’arte está voltada, também, para a Páscoa, assim como outras datas e demandas, entre os quais eventos corporativos e espetáculos residentes, como o “Korvatunturi” – há mais de sete anos sendo encenado em Gramado – e o “Bellepoque” – que esteve por dois anos na cidade e irá excursionar para outros locais fora da Serra Gaúcha.

Cantor revelação na capital mineira – Em Belo Horizonte, com iniciativa de um grupo de empresários, a cidade realiza a primeira edição do “Encantos de Natal”, programação que tem como principal atração o espetáculo “Uskoa – O sonho do Papai Noel”, mais uma criação inédita da D’arte, entre esta sexta e segunda, com um total de nove sessões. O musical na capital mineira, que terá um palco de 1.400 m², cenografia que totaliza 1.100 m² e uma plateia de mais de 10 mil espectadores por sessão, já é considerado o maior espetáculo de Natal indoor da América Latina.

Eduardo Souza Veras de apenas 11 anos, viajou de Canela para Belo Horizonte onde será protagonista do musical de Natal, interpretando o Papai Noel criança. Ele foi selecionado para participar do show natalino “Uskoa – O sonho do Papai Noel” depois de ter sido revelado no projeto social Academia de Arte e Cultura, criada pela D’arte Multiarte, que ensina diferentes modalidades artísticas de forma totalmente gratuita a crianças e adolescentes da rede municipal de Canela.

“Eu sempre gostei de cantar. Sempre vibrei com a música, me sinto muito bem quando estou cantando, dá uma alegria, esqueço de tudo”, conta Eduardo. A mãe, Maria Auxiliadora, é mineira de Juiz de Fora e agora retorna ao estado para ver o filho cantar em público pela primeira vez. “Estou confiante de que vai ser o primeiro de muitos outros trabalhos ao longo da vida”, afirma Maria. A família, em Minas Gerais, também se organiza para prestigiar a estreia do pequeno cantor.

“Para nós é uma emoção muito grande poder encontrar um talento como esse dentro do nosso próprio projeto, realizando o objetivo principal da Academia de Arte e Cultura que é formar novos artistas. O Eduardo tem um talento incrível”, afirma Rodrigo Cadorin. Desde 2012, outros jovens já foram revelados como o bailarino Márcio Moura, 16 anos, que conquistou bolsas de estudo na Europa.

De Canela para o Brasil, alguns dos trabalhos da empresa em 2019:
– “Parada de Natal” – Shopping Iguatemi Porto Alegre (desde 2017)
– Espetáculo “Meu Presente de Natal” – ParkShopping Canoas (desde 2017)
– “Natal Sobre Trilhos” – Maria Fumaça de Bento Gonçalves (desde 2017)
– “Natal Branco” e “Um Natal Divertido” – Francisco Beltrão (desde 2016)
– “Os Boticários da Montanha” – Hotel Casa da Montanha de Gramado (desde 2014)
– Espetáculo “Korvatunturi” – Gramado (desde 2012)
– Cenografia “Natal Mágico” – Farol Shopping em Tubarão (4 anos)
– Espetáculo “Uskoa – O Sonho do Papai Noel” – Encantos de Natal de Belo Horizonte
– Espetáculo “Angelis” e humanização – Goiânia

ZDL