Paraíba deve receber mais de 300 mil turistas no período de alta estação

Destaque Paraíba

O período de alta estação na capital paraibana promete ser uma das mais quentes e badaladas dos últimos anos. Dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) apontam que o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, deverá receber cerca de 120 mil passageiros no período de 16 de dezembro e 5 de janeiro de 2020. Esse número é 2,4% superior ao registrado no ano passado, entre 17 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro deste ano. Já a estimativa da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) é de que cerca de 300 mil turistas devem passar pela Paraíba até o término da alta estação, no final de fevereiro.

Essa estimativa reflete o incremento de 405 voos extras que o aeroporto paraibano vai receber no período de alta estação, conforme as próprias companhias aéreas que operam no Castro Pinto. Serão 236 voos (ida e volta) da Gol para rotas que incluem Brasília (DF), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ); 100 voos adicionais da Latam Brasil, com voos vindos de Brasília; e outros 69 voos da Azul, que estreia a rota Belo Horizonte/João Pessoa direta.

Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, apesar da crise que o país tem passado nos últimos meses, os brasileiros estão começando a pensar em curtir suas férias de final de ano viajando e nada melhor do que visitar o Nordeste, em especial, a Paraíba. “Temos todos os ingredientes que os turistas procuram: praias limpas com águas mornas; sol o ano inteiro; segurança; hotelaria renovada; e uma gastronomia que deixa a todos maravilhados”, pontuou a executiva.

E realmente o litoral paraibano é um fenômeno da natureza, de tirar o fôlego de qualquer mortal. Há praias encantadoras e paradisíacas de Norte a Sul, com diversas opções de lazer. Por indicação de turistas que já estiveram pelo litoral paraibano, foi criado um ranking informal de praias que as pessoas não podem deixar de conhecer de forma alguma.

Praia Bela ainda mais bela

Um exemplo é a Praia Bela, em Pitimbu, no litoral Sul, distante 60 km de João Pessoa. No local, além de águas calmas, cristalinas e quentes, a infraestrutura de bares e restaurantes passou por uma completa repaginação, tornando o ambiente ainda mais agradável. Em Barra de Abiaí, os turistas podem desfrutar das águas do rio Abiaí e, logo à frente, sentir o frescor das ondas do mar em um mesmo cenário. No local, há atendimento ao público, que oferece passeios de catamarã pelo rio Abiaí, ou de um caminhão do Exército – batizados de Mamutes – que entra na Mata Atlântica intocável.

Ainda ao Sul, os turistas podem conhecer as praias de Tabatinga ou Coqueirinho, na Costa do Conde, a 30 Km de João Pessoa. O lugar é prá lá de aconchegante e calmo para aquelas pessoas que preferem relaxar e repor as energias após muito banho de mar e sol, dois elementos que são marcas registradas. Para quem for um pouco mais despojado, a Praia de Tambaba – a primeira área para a prática de naturismo do Nordeste -, está à disposição e pronta para ser visitada.

E quem disse que na capital não tem praias para os turistas se deliciarem? Em João Pessoa, as praias urbanas mais movimentadas são Tambaú e Cabo Branco, onde está instalada a maioria dos hotéis da cidade. O fluxo de turistas é intenso praticamente o ano todo, já que nessa área estão os restaurantes e bares mais badalados e que oferecem gastronomia regional de excelência.

Ainda na faixa de João Pessoa, existe um pedacinho do paraíso encravado na Praia dos Seixas. A formação de piscinas naturais transformou o local em um dos mais procurados pelos turistas. Tanto assim, que se os órgãos de  proteção ao Meio Ambiente passaram a fazer um acompanhamento maior para evitar a superpopulação na área, formadas por pedras e corais, que colocam frente à frente o homem com a natureza até então intacta. Tem também Picãozinho, ali do lado, que  desperta a atenção dos turistas, que se encantam com os peixinhos coloridos que habitam aquela faixa de mar.

Mas, entre as chamadas praias urbanas de João Pessoa, a do Bessa é imbatível. O local desperta tantos sentimentos positivos e energia e alta astral tão fortes, que foi batizada de Caribessa. E não é por menos, pois o ambiente remete às praias do Caribe e, para muitos turistas, na Paraíba a beleza é ainda mais encantadora, é um cenário que se observa em poucos lugares do planeta. Do Caribessa, as pessoas podem curtir passeios de catamarã, caiaques e até prancha de stand up paddle.

Paraíso em Barra de Camaratuba

Seguindo mais ao Norte, imediatamente se observa outro paraíso. Barra de Camaratuba já mostra sinais de que estamos nos aproximando de um local fantástico. Os turistas têm uma série de opções de lazer, que vão desde passeios de barcos ou balsas, uma pequena aventura em cima de um bugue, aliás, um veículo comum naquele ambiente, assim como a presença de dezenas de surfistas, que elegeram a praia como perfeita em busca das ondas agitadas e perfeitas para a prática desse esporte, assim como os kitesurfistas, que aproveitam a força do vento constante.

E, para não dizer que não falamos somente de contemplação, nada mais marcante do que o tradicionalíssimo pôr do sol na Praia do Jacaré, em Cabedelo. O local está entre os três roteiros mais visitados pelos turistas durante todos os 365 dias do ano. Além do cenário de cartão postal, as pessoas levam para casa a imagem da apresentação do músico Jurandy do Sax, que aparece em seu barquinho executando o Bolero de Ravel enquanto o sol se despede de mais um dia.

Fábio Cardoso, com assessoria de Imprensa