Morte de Antônio Jatobá deixa o turismo da Paraíba de luto; trade lamenta e enaltece seu trabalho

Destaque Paraíba

O setor de turismo da Paraíba amanheceu no penúltimo dia de 2019 de luto. Com 83 anos de idade o empresário Antônio Jatobá morreu nesta segunda-feira (30), em sua residência, em Campina Grande. Natural de Viçoca (AL), Jatobá se notabilizou pela defesa incondicional pela cidade que ele adotou ainda nos anos 60, onde deu início a uma série de atividades empresariais, entre elas, comércio, casa de show e hotel.

Jatobá foi presidente da Associação Comercial e Empresarial e o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e um dos fundadores e mentores do Convention Bureau da Parahyba, vindo a criar também o Convention de João Pessoa, onde atuou como presidente. O empresário sempre se notabilizou pelos bons debates com representantes do poder público, buscando benefícios e projetos que desenvolvesse o turismo local.

Foi dono do Hotel Jatobá e da casa de shows Vale do Jatobá – esta última, uma das referências nos anos 80 na cidade e região, o empresário, que já vinha sofrendo problemas de saúde, agravados desde que sofrera um AVC, mesmo contra a vontade da família, mantinha um ritmo de trabalho intenso, o que sempre foi registrado com admiração pelo prefeito Romero Rodrigues em seus encontros eventuais. “Descanso trabalhando”, brincava Antônio Jatobá, como uma resposta pronta.

O corpo do empresário Antônio Jatobá está sendo velado na mortuária A Viagem, no bairro de São José, de onde sairá às 16h30 para sepultamento no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no Monte Santo.

Vários personalidades e representantes do trade turístico e do setor empresarial da Paraíba. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, lamentou a morte do empresário. De acordo com ele, mais do que um homem de negócios que sempre esteve à frente de todas as bandeiras legítimas de Campina Grande por mais de cinco décadas, Jatobá deixa um exemplo de amor ao trabalho, dedicação ao empreendedorismo e uma inquietação permanente em torno de projetos que elevassem o nome de Campina.

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, também lamentou a morte de Jatobá. “Era um queridíssimo, que conheci nos anos de 1991, quando entrei no turismo. Embora polêmico, um pouco chato às vezes, era um pessoa muito bacana. Meu conterrâneo, me cobrava demais toda vez que chegava perto dele, ‘cadê Campina, cadê o turismo de eventos’. É uma pessoa que irá fazer muita falta mesmo. 2019 não foi um ano bom, e agora essa notícia nos dois últimos dias do ano.”

Nas redes sociais, a economista Zélia Almeida lamentou a morte de Jatobá, apontando que “a sua partida afeta todo o trade turístico paraibano”. A consultora do Sebrae da Paraíba, Fernando Melo, também lamentou a morte do empresário, afirmando que ele sempre foi um “parceiro do turismo da Paraíba! Que Jesus conforte todos os familiares”.

Fábio Cardoso, com Codecom Campina Grande