Dois novos aviões de corpo largo (“widebody”) da Azul Linhas Aéreas foram flagrados já prontos para entrega na fábrica da Airbus. Ambos do modelo A330-900neo, eles serão matriculados PR-ANW e PR-ANX quando chegarem na frota da empresa brasileira. O flagrante foi conseguido pelo fotógrafo e entusiasta de avião Théo Franchi, em Toulouse, e mostra os aviões já no Delivery Center da Airbus.
Interessante notar que, apesar de ainda estarem na fábrica da Airbus, as duas aeronaves já foram oficialmente entregues para a Azul mediante a assinatura do contrato de transferência assinado em 30 de dezembro. Agora, o próximo passo é fazer com que as aeronaves voem ao Brasil para a entrega física da “mercadoria”.
O PR-ANW passou por um total de 10 horas e 22 minutos de voos de testes, enquanto que o PR-ANX também já passou por toda a bateria de provas em voo e no solo, tendo saído do chão por três vezes, num total de 8 horas e 15 minutos voando. Esses são o terceiro e o quarto aviões de um total de cinco encomendados.
O quinto membro da família A330neo na Azul será aquele que receberá as cores do Outubro Rosa, e que será registrado no Brasil com a matrícula PR-ANV.
Modernos
Os A330neo da Azul têm 298 assentos, 34 na Classe Executiva, 108 na Economy Extra e 156 na Economy, além do AirSpace by Airbus, um novo conceito de cabine que visa melhorar a experiência do usuário em voos longos. O jato é movido por dois motores RR Trent 7000. A Azul foi a primeira empresa das Américas a receber o A330neo.
O A330neo, a nova geração de aeronaves A330 da Airbus, é empregada pela companhia aérea em suas rotas internacionais entre o Brasil e a Europa e os Estados Unidos. Com muitos novos recursos e uma cabine nova, o A330neo aumenta muitoso conforto para os passageiros, além de trazer eficiência de combustível de 25% para com relação à versão anterior..
Em sua história, a Airbus já vendeu mais de 1.300 aeronaves da família A330, possuindo uma carteira de pedidos ativos de quase 600 e quase 600 em operação na América Latina e no Caribe, representando uma participação de 56% no mercado da região.
AeroIn – Foto: Theo Franchi