Gestores de Turismo da Paraíba apoiam ações conjuntas para desenvolvimento da área no Nordeste

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Os secretários de Turismo do Nordeste criaram o Consórcio Nordeste no ano passado, durante a EXPO Abav, em São Paulo, no mês de setembro, e estão começando a definir estratégias conjuntas. Entre as ações principais está a criação de um calendário de participação conjunta em feiras internacionais, visando mercados ainda pouco explorados pelos Estados do Nordeste, a exemplo dos Estados Unidos, França e China. Será escolhida uma marca única identificando o destino. As ações incluem ainda o desenvolvimento de um plano de ações, a ser apresentado em Brasília, à Embratur, até o Carnaval. A ideia é apresentar ainda pleitos em comum aos Estados, também em áreas como estruturação e malha aérea.

Para o secretário executivo de Turismo da Paraíba, Gilson Lira, nos dias atuais, é preciso estar atento às novas tendências de mercado e, ao mesmo tempo, estar constantemente aprimorando as estratégias de promoção e divulgação do destino.

“Sou um defensor da promoção conjunta com outros destinos do Nordeste na atração de novos visitantes,  principalmente, no que se refere à captação de turistas internacionais. Penso que a Paraíba tem muito a ganhar seguindo essa nova estratégia”, apontou.

Lira ainda, que, num mundo de “incessantes e rápidas mudanças, os destinos que melhor se adaptarem às transformações do mercado terão melhores resultados em termos de posicionamento de sua marca”.

O secretário adjunto do Turismo de João Pessoa, Graco Parente, disse que as ações do Consórcio Nordeste é um passo acertado e que a capital paraibana vem se credenciando. “É uma grande oportunidade para ampliarmos a divulgação de nossa capital. O Nordeste está pronto e João Pessoa fez o seu dever de casa e estamos no caminho certo”, disse.

Graco Parente fez referências a uma série de ações que a Prefeitura de João Pessoa tem realizado para melhoria da infraestrutura, inclusive, com campanhas promocionais, a exemplo de convidar influenciadores digitais para conhecer o destino.

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, disse que a unidade entre o Nordeste é importante, lembrando algumas ações que foram realizadas pela CTI-NE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste). “São Estados próximos com características muito parecidas. Essa ‘venda’ conjunta fortalecerá a todos, sem dúvida”, disse.

Fábio Cardoso