Salão do Artesanato terá desfile que mostrará coleção de renda renascença

Cotidiano

Um dos momentos mais esperados da 31ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba acontecerá na próxima quarta-feira (29), com o desfile da coleção #SomosTODOSParaíba, resultado das oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga a rendeiras do Cariri paraibano,  em novembro do ano passado.

O evento, que será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, vai ter ainda a participação especial da cantora Sandra Belê, que fará toda a trilha sonora do desfile. Nascida em Zabelê, no Cariri paraibano, a artista tem forte ligação com a renda renascença, já que é filha de rendeira.

A coleção #SomosTODOSParaíba é inspirada na obra do artista plástico Flávio Tavares, e traz o trabalho de 35 rendeiras dos municípios de São Sebastião de Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, Camalaú e São João do Tigre.

As oficinas ministradas por Ronaldo Fraga, que estará presente ao evento, são parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a comercialização da renda renascença, símbolo da região do Cariri.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Marielza Rodriguez,  falou da expectativa para o desfile. “Esse desfile, que vai traduzir a mais pura essência do folclore paraibano, vem coroar todo o sucesso do Artesanato do nosso estado, além de aquecer o mercado e mostrar o fortalecimento do setor, conforme idealizou o nosso governador João Azevêdo”, afirmou.

Já o estilista Ronaldo Fraga adiantou, à época, um pouco do que o desfile vai trazer. “É um projeto de aculturação do design, que traz o olhar do design de moda para o olhar das rendeiras, para que elas se autorizem e ousem caminhar por caminhos ainda não trilhados”.

Em relação a Flávio Tavares, Ronaldo Fraga afirmou que o renomado artista plástico “conseguiu como poucos trazer a alma da rica cultura paraibana, e que terá suas telas bordadas por uma arte que fala muito desse lugar e do seu povo que é a renda renascença”.

O desfile da coleção #SomosTODOSParaíba, com produção de Haendel Melo, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, Sereia Praia, Sebrae e a Prefeitura Municipal de Monteiro.

O evento acontecerá na próxima quarta-feira (29), às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Secom Paraíba