Ronaldo Fraga coordena desfile com peças de rendeiras da Paraíba, em João Pessoa

Destaque Paraíba

O estilista Ronaldo Fraga está de volta a João Pessoa. Ele chegou nesta segunda-feira (27), desta vez, para coordenar um desfile com peças confeccionadas por 35 rendeiras que virão da região do Cariri paraibano. Fraga promoveu uma clínica com elas, no ano passado, oportunidade que tiveram para aperfeiçoar ainda mais a habilidade com as mãos, nas mãos de um dos maiores ícones da moda brasileira dos últimos anos.

O desfile, que será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a partir das 19h, terá 40 looks, todos inspirados na obra do artista plástico Flávio Tavares. A coleção é o resultado de oficinas ministradas por Ronaldo Fraga.

Em conversa com jornalistas, na segunda-feira, Ronaldo Fraga elogiou a iniciativa do Governo da Paraíba no incentivo ao artesanato e, sobretudo, ao realizar o desfile da coleção #SomosTODOSParaíba, trazendo peças da renda renascença do Cariri paraibano. A entrada será mediante um quilo de alimento não perecível. O desfile faz parte também da programação do 31° Salão do Artesanato da Paraíba, que está sendo realizado na praia do Cabo Branco.

Para Ronaldo Fraga, a ação do Governo do Estado na valorização da renda renascença vai muito além da geração de emprego e renda. “Se você me perguntar o que eu imagino o que as pessoas vão sentir no desfile, eu espero que elas sintam a entrega das meninas, o projeto que nenhum governo está fazendo hoje no Brasil, muito pelo contrário. Então, o Governo merece aplausos nessa direção, porque isso é muito mais que valorizar o artesanato, muito mais que gerar emprego e renda. É reafirmação cultural”, ressaltou.

Para a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, que também é presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), destacou os investimentos do Governo do Estado no segmento. “Esse desfile vem concretizar uma grande ação do Governo do Estado na valorização da renda renascença, reivindicação das rendeiras, essas guerreiras que não deixam essa arte tão importante morrer”, afirmou.

O desfile desta quarta-feira terá como trilha sonora assinada pela cantora Sandra Belê, cujo a mãe é rendeira. “Me sinto muito honrada por estar fazendo parte dessa festa, principalmente eu, que sou caririzeira, filha de rendeira”, disse. “O desfile, que aborda o Cariri, já me representa, sobretudo compartilhando esse momento com alguém como Ronaldo Fraga, que admiro demais”, prosseguiu.

Redação com Secom Paraíba