Embratur compartilha post de turista que detona e diz não recomendar o Rio de Janeiro como destino

Cotidiano

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) compartilhou na terça-feira (4) em sua conta oficial no Instagram um relato em inglês de uma turista que afirmou ter sido assaltada no Rio de Janeiro e diz não recomendar a visita à cidade.

A postagem estava visível até as 10h10 da manhã desta quarta-feira (5). Na mensagem (leia, abaixo, a íntegra), a turista afirmava que a cidade era bonita, mas que beleza não era tudo. Disse também que, nos três dias que passou no Rio de Janeiro com familiares, eles foram assaltados e a irmã, de nove anos de idade, testemunhou um roubo.

No relato, a usuária @withlai diz que não recomenda a viagem a uma cidade na qual ela sentiu medo até de deixar o local onde estava hospedada. Ela encerra afirmando que espera que, no futuro, a situação melhore e que os turistas possam aproveitar as belezas do Rio.

Em mensagem enviada ao G1 nesta quarta, a turista disse: “Sou brasileira de Curitiba, mas moro na Alemanha já há mais de seis anos. Estive visitando o Rio com meu noivo alemão e minha mãe e irmã de Curitiba”. Ela identificou-se como Laiza.

Em nota, Embratur reconheceu que a postagem foi um “equívoco” e que trabalha para a promoção internacional do turismo no país.

“A Embratur informa que o compartilhamento citado foi um equívoco. A Agência trabalha para a promoção internacional do turismo e tornar notório para a comunidade internacional a diminuição dos índices de violência, apresentados em 2019”, disse a nota enviada pela agência.

Confira a tradução do texto compartilhado:

“Rio é uma linda cidade, mas só beleza não é suficiente.

Eu passei apenas 3 dias no Rio com a minha família, e nesses 3 dias:

– minha família e eu fomos roubados;

– minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento.

Eu não posso recomendar uma visita a uma cidade onde eu senti medo até de sair do apartamento.

Espero que as coisas melhorem no futuro e que os moradores e turistas possam aproveitar o que o Rio tem a oferecer”.

G1