Uso de QR Code facilita embarques e desembarques em cruzeiros internacionais no Porto de Santos

Cotidiano

Com o objetivo de tornar os embarques e desembarques mais rápidos e tranquilos e, consequentemente, a viagem de Navio ainda mais agradável, a Polícia Federal, a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a Costa Cruzeiros, a MSC Cruzeiros e a Pullmantur lançaram, em parceria, um Guia ilustrado que além de estimular a antecedência, mostra, em passos simples, como preencher o Pré-Cadastro Migratório (formulário que está disponível no site da Polícia Federal) e gerar um QR Code que deverá ser levado impresso, sendo válido para saídas e retornos ao país. No momento, a ação poderá ser utilizada apenas no Porto de Santos, mas o plano é estendê-la para todo o Brasil, gradativamente.

É importante salientar que é necessário ter bastante atenção no preenchimento, pois dados errados invalidam o formulário, inclusive informações como as datas de saída e de entrada. O pré-cadastro é um procedimento de extrema importância para agilizar o atendimento e reduzir filas no embarque. Este recurso estará disponível para ser efetuado a partir de 2 dias antes da viagem, tanto para ida, quanto para volta. A antecedência é imprescindível.

Ouso do QR Code não dispensa a necessidade de levar o passaporte ou carteira de identidade originais emitidos nos últimos 10 anos. Outros documentos, como carteira de habilitação, OAB, entre outros, não são válidos. Menores de 18 anos continuam com as exigências de autorizações e documentos que devem ser apresentados aos agentes da Polícia Federal.

Clique aqui e baixe o Guia em PDF.

Assessoria de Imprensa