Alceu Valença, Fuba, Capilé, Zé Neto, orquestras e grupos populares animam foliões das Muriçocas do Miramar

Destaque Eventos

O maior bloco de arrasto da Capital, o Muriçocas do Miramar, leva sua alegria contagiante para Via Folia nesta quarta (19), conhecida como ‘Quarta-feira de Fogo’. A concentração será na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar, a partir das 18h, de onde os foliões seguem pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré. O desfile faz parte da programação do Carnaval de Boa, projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Este ano, o bloco homenageia o professor de artes, escultor e cenógrafo Breno Andrade Matos, que criou vários estandartes das Muriçocas, inclusive o dragão, que hoje virou símbolo do bloco Eu Acho é Pouco, de Recife. A atração principal do bloco é o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, que sai no segundo trio. No primeiro trio estão o cantor Fuba, Zé Neto e a banda Skulamba, com participação especial de Madu Ayá e Kevin Ndjana.

O cantor e compositor Capilé conduz os foliões no terceiro trio, tendo a participação de Val Donato. No quatro trio, a animação fica por conta de Ramon Schneider. No chão estão confirmadas as orquestras de frevo: Frevo Mania, Splok e Maestro Quimba, além do Grupo de Maracatu Pé de Elefante, o Urso amigo batucada, o Clube de Orquestra Alegria do Frevo, os Bonecos Gigantes e a Baticumlata da Emlur.

Muriçocas do Miramar – O bloco foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar em comemoração ao aniversário do filho de uma das fundadoras, a poeta e professora universitária Vitória Lima. No início eram apenas 30 pessoas conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevo.

A praça que hoje se concentra os foliões recebeu o nome em decorrência do bloco, que sai da Avenida Tito Silva, passa pela Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré. O percurso tem cinco quilômetros de extensão. O hino é de autoria do cantor e compositor Fuba. O bloco não tem cordão de isolamento e as camisetas são vendidas anualmente com assinatura de artistas locais.

Homenageado – Este ano, o Bloco Muriçocas do Miramar homenageia o cenógrafo Breno de Andrade Matos, um dos criadores do Centro de Artes Plástica e do curso de artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto do Archidy Picado. Ele foi perseguido pela didatura militar e passou um tempo fora da academia. Breno assinou vários estandartes do bloco e foi o criador do dragão do Bloco Eu Acho é Pouco, que sai todos os anos em Olinda (PE). Ele faleceu no ano de 2014 em João Pessoa, onde escolheu para morar.

Secom João Pessoa

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!