Para aproveitar a oportunidade da maior festa popular do Brasil, o Procon do Estado iniciou um ciclo de palestras para orientar os prestadores de serviços na área de turismo. Nesta terça-feira (18), no auditório da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), houve uma palestra com a presença de representantes do trade turístico, em especial, hoteleiros.
A ação ‘Fornecedor consciente, consumidor contente’, busca evitar infrações em bares, restaurantes, hotéis, agências de viagens, entre outros, contra os consumidores/turistas.
Segundo Késsia Liliana, secretária executiva do Procon Estadual, os empresários não podem alegar que desconhecem as leis de proteção ao consumidor. Já os consumidores precisam procurar conhecer o básico do que têm direito, justamente para cobrar e não sair no prejuízo.
Não é raro o atrito entre consumidor e empresas na área de turismo e, para orientar a todos, o órgão tem mantido esse tipo de ação. O consumidor deve procurar o órgão pelas redes sociais.
Késsia disse que o Procon tem procurado resolver esses atritos na base da negociação, até porque, em casos de turistas, que estão de passagem, uma ação rápida permite a negociação e a solução do problema.
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, essa ação é fundamental, porque traz maior credibilidade aos setores de serviços e turismo da Paraíba, demonstrando preocupação com o bom atendimento dentro da lei. Na opinião dela, um turista mal atendido é um turista que não volta e ainda repercute negativamente o destino.
Fábio Cardoso