Campina Grande e João Pessoa lideram ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal

Destaque Paraíba

João Pessoa e Campina Grande são destaques nacionais entre os 100 maiores municípios brasileiros nos 15 indicadores que compõem o IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal), agrupados em quatro áreas críticas para a gestão pública: Educação, Saúde; Segurança e Saneamento e Sustentabilidade. A pesquisa, realizada pelo IBGE, mostra a evolução dos municípios num período de 10 anos. E a boa notícia deve incrementar o setor do Turismo.

Quando observa-se os dados, no cômputo geral, o município da Paraíba que aparece melhor colocado é o de Campina Grande, em 54º lugar. João Pessoa está em 60º lugar, à frente de Salvador (66º), Recife (71º), Fortaleza (72º), Natal (76º), Aracaju (77º), São Luiz (83º) e Maceió (89º). Já entre as capitais, João Pessoa fica em 13º.

Campina Grande e João Pessoa voltam a se destacar quando os números referem-se às regiões, pois são citadas, no Nordeste, após Petrolina, em Pernambuco. O grande destaque por região é São Paulo, que tem municípios entre os 10 primeiros colocados. No Sul, ganha o Paraná, com quatro e, no Norte, Palmas, em Tocantins, é a campeã.

Bom para o turismo
O presidente da Federação do Comércio Bens Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros, acha que os dados dizem respeito a aspectos fundamentais para a qualidade de vida das pessoas, a exemplo de saúde, educação, segurança, sustentabilidade e saneamento básico. “Desta forma, ao se colocar como a primeira capital nordestina, no processo de evolução, em dez anos, João Pessoa torna-se o maior atrativo para os turistas que vêem para o Nordeste”, afirmou o empresário.

Para o presidente, trata-se de uma excelente notícia, principalmente, “porque estamos no meio do período da alta estação turística, onde nossa Região é foco principal para os milhares de turistas que vêm, principalmente, do Sudeste e do Sul, mas, também, de países da América do Sul e, principalmente, da Argentina.”

Dados
João Pessoa está na 60ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O município ganhou 0 posição na década (entre 2007/2008 e 2017/2018) e ganhou 5 posições em comparação com o ano anterior. Entre as quatro áreas analisadas, João Pessoa teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade: 25ª posição.

As posições nas outras áreas foram: 57ª em Saúde; 57ª em Segurança; e 88ª em Educação. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em duas áreas, perdendo posição em duas áreas: Educação (-4 posições); Saúde (-3 posições); Segurança (+22 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+8 posições).

Saneamento

Campina Grande está na 54ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O município ganhou 4 posições na década (entre 2007/2008 e 2017/2018) e ganhou 0 posição em comparação com o ano anterior. Entre as quatro áreas analisadas, Campina Grande teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade: 19ª posição.

As posições nas outras áreas foram: 56ª em Saúde; 62ª em Segurança; e 79ª em Educação. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em duas áreas, perdendo posição em duas áreas: Educação (-6 posições); Saúde (+33 posições); Segurança (+14 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (-6 posições).

Edson Verber – Jornal Correio da Paraíba