“Cidade maravilhosa” completa 455 anos neste domingo

Destaque Notícias

Após vários dias celebrando o Carnaval, o Rio de Janeiro ainda tem muito o que comemorar. A cidade completa 455 anos de história no próximo domingo (01) e a programação de aniversário mistura arte, cultura e entretenimento.

No domingo, as comemorações se iniciam às 10h ao lado da Roda Gigante Rio Star onde o público poderá assistir à apresentação da Banda Sarca. Quem participar do evento pode aproveitar para dar uma volta na maior roda gigante da América Latina. O padroeiro da cidade, São Sebastião, será homenageado e sua imagem será conduzida pelo Arcebispo Dom Orani Tempesta. Além disso, o evento contará com o tradicional bolo gigante de 10 metros onde são representados os principais cartões postais da cidade como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

O Rio de Janeiro serviu de inspiração para grandes obras da cultura popular brasileira. Celebridades do mundo todo passeiam diariamente pelos calçadões de Copacabana e Ipanema e milhares de turistas visitam os arcos da Lapa, a Baia de Guanabara e as incontáveis praias e ilhas cariocas. Falar das belezas da “cidade maravilhosa” pode parecer clichê, mas a capital possui também curiosidades ainda desconhecidas pelos brasileiros. Muito não sabem, por exemplo, que o popular esporte praiano Frescobol foi inventado nas areias cariocas no final da década de 40.

 

Rio de Janeiro foi eleita a primeira Capital Mundial da Arquitetura pelo UNESCO. Na foto, o Museu do Amanhã, importante projeto arquitetônico da cidade localizado na Praça Mauá, zona portuária. Crédito: Arquivo MTur.

Em 2019, a cidade recebeu o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em 2012, a Unesco já tinha concedido ao Rio o título de Patrimônio Cultural Mundial na categoria Paisagem Urbana. Outro motivo de orgulho aos cariocas é o título de maior floresta urbana do mundo, designado à Floresta da Tijuca, área preservada que compõe vastas flora e fauna características da Mata Atlântica.

Nestes 455 anos, a cidade também foi marcada por muitos acontecimentos históricos. O Rio de Janeiro foi colônia da França no século XVI, antes de Estácio de Sá fundar oficialmente o local, em 1565. Já em 1808, a cidade se tornou a primeira capital europeia fora da Europa, quando a corte portuguesa desembarcou no Brasil com cerca de 15 mil nobres, fugindo de Napoleão.

Ministério do Turismo