Rota Cultural Raízes do Brejo 2020 deve atrair mais de 100 mil pessoas

Destaque Paraíba

A partir do dia 03 de abril até 7 de junho, a região do Brejo da Paraíba será o destino para as pessoas que curtem cultura, gastronomia, artesanato e muitos outros atrativos turísticos. Nove municípios da região estarão participando da quarta edição da Rota Cultural Raízes do Brejo, que terá a programação cultural lançada nesta quarta-feira (04) em Duas Estradas. A Rota Cultural deve atrair um público superior a 100 mil pessoas nos três meses, conforme estimativa do presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergerson Silvestre.

“Nós acreditamos que mais de 100 mil pessoas passem por essas cidades durante os nove finais de semana, esperando um aumento de cerca 15% em relação ao ano passado”, apontou Silvestre.

A Rota Raízes do Brejo, em suas três primeiras edições, estava no calendário cultural da região no segundo semestre. A partir de 2020, segundo o presidente do Fórum, as atividades culturais serão realizadas no primeiro semestre por conta do período eleitoral. “Havia problemas de agenda dos prefeitos que estavam concorrendo à reeleição a cada dois anos, contando com as eleições estaduais. Por isso, decidimos antecipar as datas da Rota para adequá-las às agendas dos prefeitos”, disse Sergerson.

O projeto cultural teve início em 2017 e já está inserido no calendário cultural e turístico da Paraíba e, segundo o presidente do Fórum, a cada ano, a Rota vem se consolidando como uma ótima alternativa de turismo no interior, com foco também na economia criativa e na geração de emprego e renda. O projeto conta com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado, através da PBTUR

Sergerson Silvestre afirmou ainda, que o evento tem muita importância no crescimento da riqueza cultural dos municípios participantes. “Acompanhei a evolução ocorrida nos municípios a partir do Raízes do Brejo e não tenho dúvida em afirmar que mudaram para melhor, após entrarem na Rota; o que me deixa muito feliz porque o objetivo é exatamente alavancar a cultura, a culinária, o turismo, mas, principalmente a autoestima dos moradores”, finalizou.

Calendário: 

Belém – 03, 04 e 05 de Abril

Alagoinha – 17, 18 e 19 Abril

Duas Estradas – 24, 25 e 26 de Abril

Lagoa de Dentro  – 01, 02 e 03 de Maio

Serra da Raiz  – 8, 9 e 10 de Maio

Borborema  – 15, 16e 17 de Maio

Dona inês  – 22, 23 e 24 de Maio

Pirpirituba  – 29, 30 e 31 de Maio

Pilõezinhos  – 05, 06 e 07 de Junho

Fábio Cardoso