Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco representa a Capital em Seminário Internacional

Cotidiano

Membros do Programa João Pessoa Cidades Criativas da Unesco representam a cidade de João Pessoa até esta sexta-feira (06), no Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE). O evento é vinculado integralmente à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O seminário reúne especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate sobre as políticas públicas que transformaram cidades. Para 2020, foram convidados Gil Peñalosa, fundador e presidente do conselho da organização sem fins lucrativos canadense 8 80 Cities, e Sharon Lynn Kagan, professora de Políticas da Primeira Infância e Família da Universidade de Columbia (EUA).

No Centro de Eventos serão apresentados painéis temáticos sobre educação, saúde, protagonismo juvenil e primeira infância, e João Pessoa, será apresentada como cidade em que tem priorizado o artesanato, a educação, a cultura popular e o meio ambiente.

Um dos coordenadores do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, Eduardo Barroso, comentou que um documento está sendo construído por ele juntamente com o Superintendente do Sebrae do Ceará, Joaquim Cartaxo, e o ex-diretor da Unesco e Criador da Rede Cidades Criativas, Indrasen Vencatachelum, em que terá sugestões de ações e atividades sustentáveis para as cidades que compõem a Rede.

“Para que haja um acordo mais amplo que envolva as 10 cidades brasileiras, incluindo João Pessoa. Esse documento é estratégico e importante, e será construído no final dos trabalhos deste Seminário Internacional e entregue no evento da Rede Cidades Criativas que acontecerá em Salvador, no final do mês. Este documento poderá ser um divisor de águas nesta política de economia criativa dos municípios”, comentou Eduardo Barroso.

O Seminário Internacional de Políticas Públicas para Cidades segue uma política de responsabilidade ambiental desde sua primeira edição, em 2017, com a ação de neutralização de carbono, além da utilização de copos ecológicos, papéis recicláveis e ecobags.

João Pessoa entrou na Rede Cidade Criativa em outubro de 2017, como primeira capital brasileira reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular. O design entrou como mais um elemento que instigou a capacitação e melhoria dos objetos de artesanato. A entrada de João Pessoa na Rede vem promovendo o compartilhamento de experiências com outras cidades participantes. São 180 cidades de 72 países das quais oito são brasileiras: Belém, Florianópolis e Paraty na área da gastronomia; Brasília e Curitiba no design, Salvador na Música, Santos no cinema e João Pessoa no artesanato.

Secom João Pessoa