Câmara aprova por unanimidade Projeto de Lei que tomba o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa

Destaque Paraíba

A Câmara Municipal de Santa Luzia aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que tomba o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa por interesse histórico e cultural. O PL foi apresentado pelos vereadores Petrônio Rocha, Félix Júnior e Netto da Barra.

O evento é organizado desde 2017, ano de criação oficial da Santura – Associação de Turismo de Cultura de Santa Luzia, instituição que passou a organizar os festejos juninos da cidade. Santura é uma entidade sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento turístico, em harmonia com a natureza, a cultura local e a comunidade.

Além do São João Tradição, a Santura, apesar de pouco tempo de criada, já tem uma longa folha de serviços prestados à cidade paraibana e, principalmente, ao desenvolvimento econômico por meio de atividades do turismo, cultural, gastronomia, elevando a lógica da economia criativa.

Segundo Regina Amorim, presidente da associação, a Santura “é exemplo de gestão diferenciada, sustentável e transparente, que tem o pertencimento e a colaboração dos empresários, dos atores da cultura e da comunidade, para alcançar o propósito maior, que nos move e nos une.”

Representantes da Santura acompanham sessão da Câmara Municipal que aprovou o Projeto de Lei que tomba o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa

Atividades e homenagens ao longo dos três anos:
Em 2019, recebe o Troféu Waldemar Duarte pela Abrajet (Associação Br5asileira dos Jornalistas de Turismo), por conta do Projeto São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia. Foi escolhido entre os 10 melhores projetos de turismo da Paraíba, em 2019. Esse troféu é considerado o Oscar do Turismo da Paraíba.

Em 31 de Julho de 2017, a Associação assina termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, como representante máximo do Fórum Turístico Vale dos Sertões, visando institucionalizar a Instância de Governança Regional e apoiar o desenvolvimento do turismo, reunindo esforços dos municípios da região turística, dentre eles, Santa Luzia.

Em 08 de junho de 2018, inscreve o município de Santa Luzia no Mapa dos Festejos Juninos do Brasil, junto ao Ministério do Turismo.

Santa Luzia participou da Feira de Turismo de João Pessoa, dias 19 e 20 de outubro de 2018, numa parceria entre a Santura e a prefeitura. Pela primeira vez Santa Luzia teve visibilidade numa Feira de Turismo como turístico destino turístico cultural, na melhor vitrine do Turismo da região Nordeste.

O município também participou da 14ª RuralTur – Feira de Turismo Rural do Brasil, em Areia, no Brejo da Paraíba, de 28 a 30 de novembro de 2018. Participou ainda da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos, realizada pelo Sebrae e governo do Estado, em setembro de 2019, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Também parceria da Santura.

Santa Luzia foi representada na 15ª RuralTur, em Venda Nova do Imigrante – ES, em novembro 2019.

Sebrae, em parceria com a Santura, prefeitura, CDL e Câmara de Vereadores, e empresários esteve reunido para elaborar o Plano de Turismo e Marketing de Santa Luzia. A reunião aconteceu no dia 04 e 05 de dezembro, na Câmara de Vereadores.

No dia 08 de setembro de 2018, aconteceu a primeira oficina de arte urbana foi realizada em Santa. Em abril de 2019, a Santura levou o Sebrae para ministrar a Oficina de Papietagem em Design Criativo em Santa Luzia, deixando um grupo de pessoas que já colaboraram com a decoração do evento Pásco para todos e o São João Tradição de Santa Luzia.

A Santura realizou o Festival Gastronômico em junho de 2019, com a participação de 12 empresas de alimentação fora do lar. A entidade foi escolhida para participar do Ciclco de Debates Santa Luzia – Desafios e Conquistas, em 17 de novembro de 2019.
Em 2020, Santa Luzia sediará o Seminário Boas Práticas no Turismo, próximo dia 10 de março, numa parceria Santura, Sebrae, CDL, Câmara Municipal, Projeto Santa Luzia Solidária, Junior Produções.

entidade tem elaborou o projeto para a criação do Centro de Empreendedorismo e Criatividade, que está nem fase de captação de recursos financeiros. O Centro será um espaço de atividades e formação artística, nas mais diversas áreas e linguagens, como teatro, dança, música, circo, biblioteca e artes visuais.

O local permitirá o desenvolvimento das pessoas por meio da valorização e ampliação de universos culturais, de situações de convivência e experiências artísticas. “Será um espaço inovador para estimular e desenvolver a criatividade e o empreendedorismo, em suas mais variadas formas, possibilitando a geração de novas oportunidades de negócios”, apontou Regina Amorim.

Na opinião da gestora, com transparência e união, aprendemos que “simplificar é o último nível de sofisticação”.

Redação