Meios cultural e político lamentam morte de Bola, presidente da Associação Folia de Rua

Cotidiano

Conversei com Bola uma semana antes do início do Projeto Folia de Rua na frente do Sistema Correio da Paraíba. Nos falamos por alguns minutos e ele me disse, de sopetão, de que não estava bem, pois havia descoberto um câncer no fígado seis meses atrás. Muito magro, porém com a mesma força espiritual, Bola continuava incansável na luta para os preparativos da programação e divulgação do Folia de Rua, ao qual era presidente. Mas também lutava bravamente agora contra uma doença que é implacável, conforme o local onde se aloja. O adquirido por Bola, ele tinha consciência, não lhe daria muito tempo de vida, o que, infelizmente, se concretizou.

Pois, Raimundo Nonato Batista Filho, o nosso Bola, não está mais entre nós de corpo. Partiu para outro plano na madrugada desde sábado (07). Lutava contra um câncer no fígado e teve uma piora no quadro nessa sexta (6) pela manhã. Ele foi hospitalizado na urgência oncológica do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, onde não resistiu à gravidade da doença e morreu por volta da 1h.

O corpo está sendo velado na mortuária São João Batista, no Centro de João Pessoa, e será sepultado às 16h deste sábado (7) no cemitério Parque das Acácias, também na Capital.

Homenagens
Os meios culturais e políticos manifestam pesar pela morte de Bola, distribuindo notas oficiais. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, manifestou profundo sentimento de pesar neste momento de tristeza para o movimento carnavalesco e cultural da Capital. “O movimento carnavalesco de João Pessoa perde um de seus maiores expoentes e defensores, um homem que via na cultura e no Carnaval uma forma de preservar nossa história e tradição, fazendo a alegria de milhares de pessoas. Prestamos nossa solidariedade à família e o sentimento de profunda tristeza com a partida de Bola”, afirmou.

A Associação Folia de Rua, por meio de seu diretor Financeiro, Sérgio Nóbrega, também manifestou sentimento de pesar. “Com uma vida dedicada a Cultura Popular, Bola foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso inquestionável das prévias carnavalescas em João Pessoa e até do Carnaval Tradição, já que recentemente acumulava ambas responsabilidades. Compartilhamos a tristeza da partida deste ícone cultural com sua família e amigos. Vá em paz, Bola. A Folia de Rua hoje está de luto, mas sua alegria nos guiará para outros carnavais!”

O Partido dos Trabalhadores também distribuiu nota de pesar, em nome do Coletivo de Cultura do PT da Paraíba. “Por meio desta nota, queremos manifestara o nosso profundo pesar, e prestar solidariedade aos familiares e amigos de Bola Nonato, pelo seu falecimento.” A nota é assinada por Lúcio Rodrigues, secretário de Cultura do PT-PB.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) também lamentou profundamente a morte de Bola. “Defensor aguerrido da cultura pessoense e paraibana, Bola contagiava a todos com sua alegria, simplicidade e simpatia. Além de ser uma referência para quem admira o carnaval da capital paraibana. Neste momento de tristeza, a Câmara Municipal transmite seus sentimentos à família e amigos de Bola Nonato”.

Fábio Cardoso