Empresa da Paraíba aposta em uma equipe com lideranças femininas para se manter no topo

Destaque Paraíba

O caminho a ser percorrido ainda é longo, mas não intimida mulheres que se posicionam no mercado de tecnologia como líderes de equipe e no comando de empresas. E os números não mentem. De acordo com recente pesquisa divulgada pelo Panorama Mulher 2019, do Insper e Talenses,  o PIB do país poderia crescer quase 30% se mais mulheres assumissem cargos de poder no ambiente corporativo. Os dados foram extraídos de Women Will – Brasil. Mais do que diminuir diferenças, a equidade de gênero gera lucros.

O panorama, que é feito desde 2017, identifica esta evolução e aponta que 25% das 537 empresas participantes, possuem mulheres em posição de liderança no Brasil. Esse número cresce para 29% no mundo, de acordo com a publicação Women in Business 2019, da Grand Thornton. Na Paraíba, a empresa líder de mercado no Brasil, no ramo de food service, o Menew, segue a tendência do país e aposta em uma equipe com lideranças femininas para se manter no topo do ecossistema do seu ramo.

De seis cargos de liderança, quatro são ocupados por mulheres e o setor de marketing da empresa é formado, em sua totalidade, por profissionais do gênero feminino. Entre elas está a publicitária Rebeca Chinarro, head de marketing e vendas do Menew. Ela avalia sua ascensão ao cargo como uma trajetória de muito esforço, fruto de uma mudança histórica da concepção de escolha profissional por parte das mulheres.

“Entrei no Menew e sabia que precisava me esforçar muito para ganhar respeito em um ambiente com predominância masculina, como se observa o cenário de tecnologia. Hoje, as mulheres têm poder de escolha e nossos futuros não são mais pautados pelos homens, pais e maridos. Historicamente, as mulheres escolhiam ir pelo caminho onde, naturalmente, iriam as mulheres. Estamos descobrindo que é possível assumir cargos e papéis corporativos que nem eram cogitados antes. Hoje, podemos optar por eles”, afirma Rebeca.

O CEO do Menew, Marcus Varandas, reafirma a evolução do mercado e enxerga o alcance feminino a cargos de gestão como natural. “Procuramos os melhores profissionais para compor os nossos quadros e, naturalmente, as mulheres têm se mostrado empenhadas em procurar capacitações. Elas têm se multiplicado no mercado de tecnologia, dominado antes por homens, e estão conquistando seu espaço pelo desempenho e compromisso delas, mesmo no cenário adverso, conquistando vagas de liderança, sendo hoje, maioria na MVarandas” , afirma o empresário.

Uma mudança de concepção entre as gerações mais jovens está dando o tom desta revolução do mercado. É o que identifica a onboarding do Menew, Mariana Sousa . Ela coordena uma equipe totalmente masculina, mas não encontra dificuldades para assumir postura de líder. “É uma geração que está inserida em um meio questionador e mais aberto às evoluções sociais. Não sinto nenhuma dificuldade em gerenciar o setor, não me sinto diferente deles”, afirma a profissional.

Assessoria de Imprensa