A quarta edição da Rota Cultural Raízes do Brejo 2020, lançada na semana passada no município de Duas Estradas, terá início no dia 3 de abril e segue com programação cultural até o dia 7 de junho. A primeira cidade a receber o evento será Belém, que terá uma programação cultural voltada para gastronomia, turismo de experiência e ecológico. Com o intuito de fomentar o turismo e a cultura no Brejo paraibano, a rota tem apoio do Sebrae Paraíba, do Governo do Estado e da Faculdade EESAP.
Além de Belém, mais oito cidades integram a rota cultural: Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Pirpirituba e Pilõezinhos. Neste ano, o evento será realizado neste primeiro semestre, se encerrando entre os dias 5 e 7 de junho. Estima-se que o evento tenha um aumento de 15% de público em relação ao ano passado, com mais de 100 mil pessoas participando das atrações nos três meses, segundo o Fórum de Turismo do Brejo.
De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Gustavo Alves, o evento, ao incentivar o turismo local, tem transformado a realidade de famílias e empreendedores do Brejo paraibano. “O Sebrae atua junto aos participantes da rota por meio de capacitações, missões técnicas, cursos e palestras, preparando os empreendedores para o melhor desempenho possível durante o evento. Dessa forma, empresários e gestores inovam e transformam a realidade local”, destacou.
O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sérgerson Silvestre, enfatizou o caráter de valorização da cultura e da história que a rota proporciona. “Enfrentamos diversos desafios na construção dessa rota cultural, mas que valeram a pena e, hoje, está consolidada”, frisou.
Por sua vez, a prefeita de Belém, Renata Christinne, cidade que abrirá a rota, afirmou que o foco serão passeios ecológicos na zona rural da cidade. “É uma animação estarmos no quarto ano da rota, especialmente porque sabemos o que foi construído nesse período. Queremos continuar esse incentivo ao Brejo”, disse.
A prefeita de Duas Estradas, Joyce Rennally, ressaltou a união entre os gestores para promover o evento. “O Raízes do Brejo é nossa essência e alegria, e queremos que a edição 2020 seja ainda melhor”, comentou. O Raízes do Brejo é um roteiro turístico que contempla visitação a engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia e artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas. A programação completa pode ser acessada no link: https://brejoparaibano.com.br/raizes-do-brejo/ .
Calendário:
Belém – 03, 04 e 05 de Abril
Alagoinha – 17, 18 e 19 Abril
Duas Estradas – 24, 25 e 26 de Abril
Lagoa de Dentro – 01, 02 e 03 de Maio
Serra da Raiz – 8, 9 e 10 de Maio
Borborema – 15, 16e 17 de Maio
Dona Inês – 22, 23 e 24 de Maio
Pirpirituba – 29, 30 e 31 de Maio
Pilõezinhos – 05, 06 e 07 de Junho
Assessoria de Imprensa – Sebrae