Casal da Paraíba é um dos brasileiros que estão impedidos de deixar Cusco, no Peru

Brasil Paraíba

Um grupo com cerca de 50 brasileiros que estão em Cusco, no Peru, está impedido de voltar para o Brasil porque o país decidiu fechar as fronteiras nesta segunda-feira (16). O motivo é a pandemia de coronavírus. Entre o grupo está um casal da Paraíba, o jornalista Gilberto Lopes e sua esposa Daci Barreto, que estavam o trip do mochilando nos 50+ – como chamaram o passeio – iniciado na semana passada.

Daci Barreto postou em sua conta do Facebook o momento difícil a qual estão os brasileiros e eles, em especial. “Gente, obrigada pelos parabéns. Gostaria de comemorar essa data de uma forma mais feliz, embora saiba que estar com saúde e viva seja um motivo de muitas comemorações!”, disse a paraibana.

Em seguida Daci informa que foi surpreendida em Cusco com o estado de emergência, impedindo de continuar nossa caminhada! “Agora, estamos em um quarto de hotel, sem poder sair, com algumas limitações, não podemos voltar pro Brasil, estamos esperando a decisão do nosso governo que ainda não nos deu respostas! Bom, enfim, essa é a nossa condição de hoje, os restaurantes estão fechados, estão deixando sair para comprar o essencial! Vamos ver o vai acontecer. Daremos notícias!”, afirma. O trip incluiu passagem pelo Atacama, no Chile.

“Fomos pegos totalmente de surpresa. Avisaram pela manhã. Vamos ter que ficar até o dia 1º de abril. Mas não tem hotel. Está tudo fechado”, contou a mineira Fernanda Eliopoulos. Ela viajou para o país com uma amiga no dia 7 de março. As duas estão no Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete junto com os outros brasileiros que não conseguiram embarcar.

“O aeroporto vai fechar às 21h e nós vamos ser colocados literalmente na rua. O comércio de Cusco está fechado. A situação está desesperadora. A gente já entrou em contato com a embaixada e aguardamos uma solução para sermos tirados daqui”, falou o capixaba Max Miller Miranda dos Santos. Segundo ele, há grávidas e crianças no grupo.