Gol cancela voo internacional e companhias aéreas vão reduzir voos para João Pessoa

Destaque Paraíba

A crise provocada pela coronavírus vai provocar o cancelamento e redução de voos para João Pessoa. Nesta terça-feira (17), a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, foi contata por representantes das três companhias aéreas que operam no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa (Azul, Latam Brasil e Gol), e informada da redução de voos que será intensificada.

A Gol confirmou o cancelamento do voo direto entre Buenos Aires (Argentina) e João Pessoa, iniciado em julho de 2017. Essa operação, segundo Avelino, deverá ser reativada entre maio ou junho. Nesta quarta-feira (18), dois voos de Azul já não pousarão no Aeroporto Castro Pinto vindos do Aeroporto do Recife. A Latam Brasil ainda não definiu a data que a redução começará.

A medida anunciada pelas companhias aéreas não irá alterar a política adotada pelo Governo do Estado na negociação firmada, que reduziu o percentual de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre o combustível de aviação. Segundo Avelino, a decisão das empresas está pautada na redução de mais de 50% no movimento de passageiros dentro das aeronaves. “Os aviões realmente estão vazios”, admite a executiva.

Avelino disse ainda que, à exceção do voo internacional da Gol, as companhias aéreas ainda estão definido quais voos serão temporariamente retirados de operação para a Paraíba. Atualmente, o Castro Pinto recebe 20 voos diários – nove da Gol; seis da Azul e cinco da Latam Brasil. São oito voos vindos de Guarulhos (SP), quatro do Rio de Janeiro (RJ), um de Brasília (DF) e seis do Recife (PE).

Assessoria de Imprensa