Prefeitura de João Pessoa decreta situação de emergência e sugere fechamento de cinemas, academias e similares por 15 dias

Destaque Paraíba

A Prefeitura de João Pessoa publicou na edição desta quarta-feira (18) no Semanário Municipal, que fica decretada situação de emergência no Município de João Pessoa, para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus (Covid-19). O decreto prevê uma série de medidas e recomendações, cujo o objetivo é “resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do coronavírus”. Entre as determinações está o fechamento imediato dos museus (Estação Cabo Branco, Ciências, Cultura e Artes), bibliotecas, teatros, parques e centros culturais públicos municipais.

A prefeitura também recomendou à iniciativa privada, de forma excepcional e pelo prazo de 15 dias, restrições funcionamento de cinemas, teatros e afins; fechamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares.

Para os locais de grande circulação de pessoas, tais como terminais urbanos, shopping centers e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado. Ainda de acordo com as orientações, deverão ser disponibilizadas informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos.

O decreto também obriga as empresas de transporte coletivo a reforçar as medidas de higienização no interior de seus veículos. Todos os eventos permitidos de acordo deverão adotar as medidas.

Os serviços de alimentação tais como restaurantes, lanchonetes e bares, deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação do coronavírus, disponibilizando álcool gel 70% na entrada do estabelecimento para uso dos clientes; Dispor de anteparo salivar nos equipamentos de bufê; Observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro e meio entre elas; Aumentar frequência de higienização de superfícies; Manter ventilados ambientes de uso dos clientes.

Fábio Cardoso