Brasileiros começam a chegar do Peru neste sábado, mas retorno dos paraibanos ainda é uma incógnita

Destaque Paraíba

Os 622 turistas brasileiros que estão retidos em Lima e em Cuzco, no Peru, começam a retornar ao Brasil a partir deste sábado (21). Há três listas de brasileiros. Os outros dois seguirão no domingo e na segunda-feira. Entre os brasileiros está um casal de paraibanos, Gilberto Lopes e Daci Barreto. Os dois devem embarcar no domingo, conforme afirmou Daci agora à noite pelo MSG de sua conta no Facebook.

Nesse contato, a paraibana deixou claro os momentos de tensão e tristeza aos quais estão passando. Segundo ela, as listas foram feitas pela Latam e só para quem já tinha passagem comprada. “Ainda vamos continuar na espera, Gilberto tem esperança (de embarcar) no domingo ou segunda”. Os nomes dos dois, segundo o Ministério do Turismo disponibilizou, está entre os brasileiros do segundo grupo.

Daci Barreto disse que os brasileiros que estão com eles foram embora agora à noite.

“Ficaremos esperando, o que nos deixa muito tristes e com muito choro. Já chorei tanto que nem tenho mais lágrimas (rsrsrs), acho! A despedida é triste! Vamos ficar sozinhos agora, no hotel”, disse ela.

Nesta sexta-feira o clima em Cuzco estava muito frio, chegando a 8 graus. Daci revelou que as coisas estão ficando piores para todos. “Hoje fomos abordados na rua e nos pediram passaporte, verificaram nossas compras e disseram que só pode andar uma pessoa”. Ela disse que a abordagem policial não foi agressiva.

A paraibana disse ainda, que, fora a lista de repatriamento dos brasileiros, ninguém fala absolutamente nada sobre a situação no Brasil, muito menos qual será o comportamento deles ao chegarem.

O voo sairá do Aeroporto de Lima direto para São Paulo, de onde o casal seguirá para João Pessoa. Isto é, há uma incógnita sobre o que deve acontecer quando desembarcarem na capital paulista, no que diz respeito a quarentena, se haverá separação dos dois dos outros passageiros do voo para João Pessoa. “Ninguém fala nada! Nem se vamos mesmo! A nossa garantia é esse nome na lista!, pontuou.

A ação coordenada pelo Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e também com a empresa aérea Latam, é a primeira de uma série de ações coordenadas pelo MTur para repatriar brasileiros que estão em outros países durante a pandemia de coronavírus, que já atinge 166 países.

Confira a lista completa de passageiros AQUI.

Ao todo serão quatro voos da Latam que estão agendados para sair e levarão também os 704 peruanos que estão presos no Brasil. A cidade com maior número de peruanos é São Paulo (299), seguido de Rio de Janeiro (249), Foz do Iguaçu (38), Porto Alegre (5), Brasília (03), Goiânia (02), Belém (03), Manaus (03), Belo Horizonte (08), Florianópolis (14), Salvador (08), Curitiba (08), Fortaleza (1), Espírito Santo (2), Natal (06), Minas Gerais (03), Petrolina (06), Buenos Aires com escala no Brasil (15) e outros (31).

Fábio Cardoso