Por decreto, prefeito de João Pessoa anuncia que vai reabrir dois hospitais para o combate ao novo Coronavírus

Cotidiano

João Pessoa terá dois novos hospitais de retaguarda no combate ao novo Coronavírus. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, vistoriou, na manhã deste domingo (22), as instalações do prédio onde funcionava o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), em Tambiá, além do antigo Hospital 13 de Maio, no Jardim 13 de Maio. A requisição administrativa das unidades hospitalares foi feita por meio decreto e irá vigorar durante o período de emergência e de prevenção à Covid-19.

De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, os hospitais serão reestruturados pela Prefeitura de João Pessoa, tornando-se aptos para receber pacientes em casos de necessidade. “Ao mesmo tempo em que anunciamos um conjunto de medidas restritivas, seguimos reforçando a rede de saúde da Capital. Estamos adotando todas as alternativas necessárias para garantir o atendimento à população, reequipando e modernizando hospitais que antes estavam fechados”, disse o gestor.

Os proprietários dos hospitais concordaram em ceder as unidades sem qualquer ônus ao poder público, enquanto durar a situação de emergência. Vitório Petrúcio, do antigo Prontocor, e Valmira Queiroga, do Hospital 13 de Maio, acataram prontamente o pedido da Prefeitura de João Pessoa. “Neste momento, poder público e iniciativa precisam estar juntos na busca por soluções concretas. Temos aqui mais um exemplo de solidariedade no enfrentamento à pandemia. O mais importante, agora, é salvar vidas”, apontou Luciano Cartaxo.

Como desdobramento do Núcleo Intersetorial, a Rede de Saúde contra a Covid-19 será detalhada na segunda-feira (23), durante live da Prefeitura Municipal de João Pessoa, às 11h. Em pronunciamento na noite de ontem, o prefeito fez um apelo para a população ficar em casa e suspendeu o atendimento ao público no Centro Administrativo Municipal (CAM) e no Paço Municipal.

Secom João Pessoa