Jornal Correio da Paraíba fecha as portas e Sindicato dos Jornalistas e Fenaj lamentam

Cotidiano

Bem que os médicos avisaram, que as pessoas acima de 60 anos deveriam ficar em casa, de quarentena. Mas esse jornal de 66 anos preferiu continuar nas ruas, sempre na sua missão de informar a sociedade sobre os principais fatos do dia, do cotidiano da população.

Nesta sexta-feira (03), a diretoria do Jornal Correio da Paraíba pegou todas as equipes de redação, comercial e gráfica de surpresa, informando sobre o fechamento da empresa de comunicação. Não pelo simples fato de fechar as portas – que já vinha sendo, de certa forma, anunciado – não apenas por conta da redução do número de leitores, mas com argumento da crise econômica provocada pelo coronavírus.

A edição desta sábado (04) será a última do veículo.

O jornal, que insistia em desafiar mais uma crise, colocando um pequeno grupo na redação – outros no sistema de tele trabalho -, sucumbiu.

Alexandre Jubert, um dos diretores do Sistema Correio, fez o comunicado oficial pessoalmente à equipe, na tarde desta sexta. Na oportunidade, lamentou a situação de crise provocada pelo coronavírus, que aniquilou economicamente qualquer tipo de projeto futuro do jornal que, segundo ele, já vinha apresentando déficit ao longo dos últimos anos.

Jubert garantiu aos jornalistas que a empresa irá priorizar o pagamento de todos os direitos trabalhistas dos demitidos e manterá diálogo transparente com o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba.

Sindicato dos Jornalistas e Fenaj lamentam

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm a público lamentar profundamente o fechamento do jornal Correio da Paraíba, cujo último exemplar a circular será o deste sábado, 4 de abril de 2020. Em 66 anos de existência, o Correio da Paraíba revelou muitos talentos e foi uma casa pela qual passaram grandes nomes do jornalismo paraibano. Além de sua importância como veículo de comunicação, também representava um espaço significativo de trabalho para os militantes da imprensa escrita de nosso Estado.

Nossa tristeza é ainda maior com o anúncio do fim das atividades do Correio da Paraíba sendo feito às vésperas do 7 de abril, Dia do Jornalista, instituído pela Associação Brasileira de Imprensa, como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.

O Sindicato, através de sua diretoria, e da representação da Fenaj Nordeste I, prestam sua solidariedade irrestrita aos companheiros e companheiras que foram alvo da demissão coletiva em meio a este cenário de angústia mundial causado pela pandemia de coronavírus. Mais do que isso, a entidade representativa dos jornalistas na Paraíba se coloca à disposição dos colegas para orientá-los a respeito dos direitos atinentes a cada profissional, bem como para esclarecer eventuais dúvidas ou acompanhar o processo de desligamento dos jornalistas e principalmente recomenda que os colegas demitidos não assinem nenhum documento sem antes passar sobre o Sindicato e sua Assessoria Jurídica como forma de evitar maiores prejuízos financeiros.

Mesmo com essa realidade adversa, reafirmamos nossa crença no trabalho cada vez mais indispensável da imprensa livre, elemento fundamental para uma sociedade que precisa ter a informação real como arma e escudo frente aos ataques aos direitos fomentados seja pela crise econômica ou pela peculiaridade de uma época de pandemia.

Redação