Aeroporto de João Pessoa não teve voo neste sábado e área comercial está fechada

Aviação Destaque

A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus revelou uma imagem que nem em pesadelos o trade turístico da Paraíba poderia imaginar. Sem passageiros, a Latam Brasil cancelou o único voo previsto para pousar no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, neste sábado (04). Sem esse voo, não houve movimento de passageiros no equipamento.

A imagem mais desoladora, entretanto, estava na área da Praça de Alimentação. Todas as lojas de artesanato, lanchonetes, restaurantes e de perfumaria estão com as portas fechadas. Dos colaboradores, boa parte recebeu férias, outra teve o contrato de trabalho suspenso. Nem mesmo o pessoal de serviços como zeladoria e limpeza escapou. Houve cortes de pessoal. A Dnata, empresa que faz as operações de solo, também deu férias para a maioria dos funcionários, mas ainda não demitiu.

O aeroporto está sendo fechado às 18h e reaberto somente no dia seguinte, às 8h.

Todo esse retrato acontece desde o dia 28 de março, quando entrou em operação a nova malha aérea formatada pelas companhias aéreas durante o período de isolamento social.

Até o final de abril, os voos em todo o Brasil estarão distribuídos em frequências semanais com: 723 voos no Sudeste, 153 na região Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-oeste e 75 voos para a região Norte. A distribuição dos voos atende a preocupação do Governo Federal de manter uma malha que continue integrando o País, com ajustes para que nenhum estado fique sem pelo menos uma ligação aérea.

No mercado paraibano, João Pessoa passou a ser atendida pela Gol e Latam Brasil. A Azul cancelou todos os seus voos, inclusive, para Campina Grande. A companhia aérea deu férias coletivas para todos os colaboradores na Paraíba. Existe a possibilidade de retornar ao Castro Pinto em maio.

A Latam Brasil se comprometeu a operar voos todos os dias da semana. Já a Gol Linhas Aéreas está operando na segunda, quarta, sexta e domingo. Neste domingo (05) deve pousar um avião da Gol, mas a reportagem teve informação de que a Latam Brasil já anunciou que o seu voo foi cancelado.

Fábio Cardoso