Embaixada do Brasil no Peru programa novo voo de repatriação, mas brasileiros afirmam que não tem como chegar em Lima

Destaque Notícias

A Embaixada do Brasil informou na noite desta quinta-feira (09), pela sua conta do Facebook, que segue em negociações para realização de novo voo para repatriação dos turistas brasileiros que ainda se encontram no Peru. Porém, motivos operacionais, caso autorizado, o avião decolará de Lima e seguirá diretamente ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A Embaixada informa que os turistas que se encontram em Cusco, a Embaixada da Espanha no Peru está organizando voo Cusco-Lima para o dia 13 abril, segunda-feira. O voo será fretado e terá custo aproximado de USD 190 por passageiro. Solicita-se aos brasileiros interessados em embarcar neste voo que enviem, até às 18h (6 pm) desta sexta-feira (10).

O custo dessa viagem revoltou os brasileiros que estão em diversas cidades peruanas. De acordo com relatos no Facebook, a maioria não tem esse dinheiro (USD 190), assim como se deslocar para Lima, capital peruana.

A mineira Lucciana Santos faz um apelo às autoridades brasileiras para, pelo menos, conseguir transporte para levá-los a Lima. “Por favor, tanto aqui no sul quanto no norte tem brasileiros que estão sem recursos, por favor, nos ajude a conseguir um ônibus para nos resgatar e levar até Lima. Aqui no sul tem pessoas em Ilo, Requipa, Ollendo. no norte em Chiclayo, Piura Trujillo entre outras cidades. Muitos não foram nos outros voos justamente por essa razão. Por favor nos ajude necessitamos ser resgatados, esta é a palavra…por favor nos ajude.”

Outro brasileiro, Javier Alonso, também fez um apelo ao governo brasileiro. “Por favor, solicitamos ônibus pra que nos ajudem voltar pra Lima, tem muita gente que está sem dinheiro. Somos 100 pessoas e não todos estamos em Lima, nem Cusco, somos muitos no norte centro e sul !!”

Gerson Delgado fez um desabafo, afirmando que o voo, saindo de Lima, não artende a todos. “De que raios adianta voo de Lima se a galera não consegue chegar? Pelo amor de Deus, coordenem um ônibus pro pessoal do norte, um pro centro e outro pro sul, façam chegar em Lima. Podem sair 1000 voos de Lima que não vamos conseguir embarcar!”

“Repetindo os Companheiros acima: Mais um voo para quem está em Lima e nós que estamos a milhares de Kms. ???? Eu estou a 1.200 kms (Los Órganos/Piura) … mim cobraram 2.500 soles (por ser Motorista/Amigo) daqui até Lima … Se à Embajada de Brasil en el Peru puder ajudar com $$$$ (viagem + hospedagem em Lima) avisa que eu vou agora mesmo”, disse outro brasileiro, identificado no Face como Hobby Job Cabarete.

Considerando que eventual voo ao Brasil decolará exclusivamente de Lima, recomenda-se aos turistas brasileiros que ainda se encontram em outras cidades do Peru que se desloquem, com a brevidade possível, a Lima. A Embaixada ressalta a importância de que os turistas garantam hospedagem na capital antes de iniciar o deslocamento.

Embaixada diz que está pedindo autorização para deslocamento terrestre no Peru

Aos turistas que se encontram em outras cidades do Peru que não sejam Lima ou Cusco, a Embaixada do Brasil recorda que está tramitando junto às autoridades peruanas pedido de autorização necessário para deslocamento terrestre a todos os turistas brasileiros que manifestem interesse em deslocar-se, por meios próprios, a Lima. Os pedidos deverão ser encaminhados ao correio eletrônico redesembaixadabrasil@gmail.com com os seguintes dados:

– Nome completo de todos os turistas brasileiros;
– Passaporte ou documento de identidade brasileiro de todos os turistas brasileiros;
– Nome do motorista do veículo que transportará os turistas brasileiros;
– Número da carteira de motorista do condutor;
– Dados do veículo (marca, modelo, cor e placa);
– Trajeto a ser realizado; e
– Data do início do deslocamento.

Fábio Cardoso, com Facebook da Embaixada