Em tempo de pandemia, Jurandy do Sax troca apresentações do Bolero de Ravel do Rio Paraíba pela sacada do apartamento

Destaque Paraíba

Com mais de 7,2 mil apresentações na praia do Jacaré, no litoral norte da Paraíba, o músico Jurandy do Sax, personagem principal do pôr do sol mais conhecido do Brasil, vive um momento de transformação durante a pandemia do coronavírus.

Após a prefeitura de Cabedelo fechar o Parque do Jacaré – o segundo roteiro mais procurado pelos turistas na Paraíba -, o músico bem que tentou continuar as suas apresentações, tocando o tradicional Bolero de Ravel enquanto o sol se despedia do público em estado de contemplação, mesmo sem plateia. Porém, isso só aconteceu uma única vez.

Jurandy do Sax disse ao Turismo em Foco, nesta sexta-feira (10), que inicialmente iria continuar se apresentando, mas surgiram novas ideias e que estão se transformando em novos projetos.

Na quase última apresentação no Jacaré, o músico disse que um grupo de três ônibus da Luck Receptivo João Pessoa foi parado na entrada do Parque. Então, a pedido da empresária Priscila Teixeira, diretora da Luck João Pessoa, todos se deslocaram para o Centro Histórico de João Pessoa, onde a apresentação aconteceu no Rio Sanhauá, assistida pelos turistas da sacada do Hotel Globo.

Ideia era a de tocar sozinho, sem público. Não tinha ninguém, mas depois assisti a um vídeo e vi que, realmente, não havia sentido naquilo. Fiquei triste por estar tocando sozinho. Voltando para a casa, ouvi o noticiário dizendo que todos ficassem em casa. Daí pensei em novas opções para continuar mostrando o meu trabalho”, disse Jurandy.

Não demorou muito a voltar a tocar, desta vez, na varanda do prédio onde reside, em João Pessoa. “Meu coração ficou feliz por estar dando continuidade ao meu trabalho, algo que faço há mais de 20 anos. Falei com o síndico, comuniquei aos vizinhos e assim o fiz” afirmou o músico.

Nesse processo, Jurandy percebeu que poderia ir mais adiante, e pensou: por que não fazer a apresentação em Lives? “Na primeira deu bastante gente, e tenho mantido (apresentações) diariamente com até 400 pessoas assistindo. Foi a saída, a forma de poder dar continuidade ao meu trabalho sem estar agredindo ou desrespeitando as leis municipais e estadual, unindo o útil ao agradável. Ideia que veio a calhar com a necessidade do momento. Tem sido a alegria de todos os vizinhos. Coisa simples, mas verdadeira”, pontuou.

Jurandir afirmou ainda que estão surgindo outras ideas, porque, segundo ele, tudo na vida tem a necessidade de se ganhar dinheiro com uma atividade comercial, a exemplo do que fazia no Jacaré. “Hoje (sexta-feira) vou fazer apresentação no topo do Tour Geneve – um mirante no Altiplano Cabo Branco -, local onde se vê toda a cidade. Hoje, excepcionalmente esou saindo de casa.”

Ver o trabalho de Jurandy em @jurandydosax.

Fábio Cardoso