Arquidiocese da Paraíba anuncia morte de Dom Aldo di Cillo Pagotto, em Fortaleza, que pode ter sido por coronavírus

Cotidiano Paraíba

A Arquidiocese da Paraíba, com profundo pesar, comunica o falecimento de seu Arcebispo Emérito, Dom Aldo di Cillo Pagotto, ocorrido às 15h desta terça-feira (14). Há suspeitas de que o religioso tenha sido infectado pelo coronavírus, mas esta informação ainda não foi confirmada. A Arquidiocese, enlutada, informa que está sendo providenciada uma nota oficial.

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Fortaleza, o corpo do Arcebispo Emérito da Paraíba ficará guardado, refrigerado no hospital onde ele veio a óbito, até que saia o resultado do exame que ateste se ele estava, ou não, acometido da Covid-19. A previsão é que o resultado saia nesta quarta-feira (15) (previsão) . Caso seja confirmado, o corpo deve seguir direto para o sepultamento, seguindo as normas das autoridades sanitárias e de saúde do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com as primeiras informações,  Dom Aldo di Cillo Pagotto estava internado na UTI do hospital da Unimed, na cidade de Fortaleza (CE), onde reside. Ele precisou ser internado após agravamento de crise de insuficiência respiratória. Os sintomas são equivalentes aos sintomas apresentados por pacientes vítimas do covid-19, mas ainda não há confirmação.

O religioso também lutava contra um câncer desde 2017. A Arquidiocese de Fortaleza disse hoje que nos últimos exames de Dom Aldo foi constatado que o linfoma retornou com nódulos no fígado e no pulmão. Já haviam sido realizadas duas sessões de quimioterapia.

Dom Aldo Pagotto assumiu a Arquidiocese da Paraíba em maio de 2004, em substituição a Dom Marcelo Carvalheira. Em 2016, ele renunciou ao posto alegando problemas de saúde.

Dom Aldo di Cillo Pagotto nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara D’Oeste (SP). Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos. Foi ordenado Presbítero em 7 de dezembro de 1977 e sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como Bispo titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.

Redação