Após ter feito uma barreira sanitária no último final de semana nos principais acessos à Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba, a prefeita da cidade, Márcia Lucena, decidiu barrar a entrada de turistas e pessoas que não residem no município. A proibição vale a partir desta sexta-feira (17) até segunda-feira (21).
De acordo com a prefeita, a barreira sanitária ligou um sinal de alerta para o risco de contaminação do coronavírus entre a população da cidade. Na ação coordenada pelo pessoal da Secretaria de Saúde foi registrada a passagem de mais de 10 mil veículos, somente no domingo passado. Pouco mais de 200 pessoas foram identificadas com temperatura alterada.
“Não podemos correr o risco de expor a nossa população, que é extremamente vulnerável. O Conde é uma cidade turística, onde as pessoas vão para passar o dia, fazer churrasquinho na praia. Precisamos conter a vinda dessas pessoas, que podem sim estar trazendo o vírus para a cidade”, apontou a prefeita.
A prefeitura criou o programa Sentinela da Saúde, que tem acompanhado todas as pessoas que aparecem com algum sintoma da doença. “Não temos nenhum caso ainda, e nem com sintomas graves, e trabalhamos manter isso, pois a população é extremamente vulnerável. Queremos evitar o contágio comunitário”, disse Márcia Lucena. “Queremos evitar ou retardar ao máximo a chegada do vírus na cidade”.
Só será permitido o acesso ao Conde veículos de serviços essenciais, de moradores que comprovarem local da residência.
Fábio Cardoso


