UFPB lança Projeto de Extensão “Agenciamento 4.0: conhecendo novos modelos de negócios”

Coronavirus Destaque Paraíba

O distanciamento social, provocado pela pandemia do COVID-19, nos forçou a uma nova realidade, estamos cada vez mais conectados e buscando soluções digitais para nossas demandas pessoais, sociais e mercadológicas.

Neste sentido, o Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB já vinha discutindo com seus professores como atuar junto ao mercado paraibano para auxiliar as empresas do setor turístico no entendimento dos reflexos que as evoluções tecnológicas estavam causando na sociedade e, consequentemente, no comportamento dos turistas.

Mesmo com as aulas suspensas e respeitando as orientações das entidades de saúde, a Universidade Federal da Paraíba continua com as ações de Pesquisa e Extensão que são alicerces da educação universitária no Brasil, juntamente com o ensino.

Desta forma, esta semana iniciou-se o Projeto de Extensão “Agenciamento 4.0: conhecendo novos modelos de negócios”, que busca discutir e refletir sobre como o setor de turismo pode se adaptar para a transformação digital, que nossa sociedade vem vivendo, e como utilizá-la, de forma favorável, no processo de agenciamento de viagens e turismo.

“A necessidade do distanciamento social acelerou a Transformação Digital, porque obrigou várias empresas e setores a adotarem novas ferramentas virtuais para auxiliar a sua operacionalização e gestão, tais como adesão do negócio ao e-commerce, realização de reuniões e encontros virtuais. Além dos reflexões nos comportamentos sociais, como a adesão de artistas e público ao modelo de shows e apresentações virtuais ao vivo, as famosas ‘lives’”, disse o coordenador do projeto, o professor Thyago Velozo.

Como projeto de extensão, propõe-se à troca de conhecimento, experiência e integração entre a Universidade e a Sociedade, contribuindo desta forma para a melhoria da aprendizagem de nossos discentes, possibilitando troca e aproximação com o mercado, e conhecimento de novas áreas de atuação; a qualificação dos consultores e agentes de viagens que já atuam no mercado de trabalho, bem como, o auxílio aos proprietários de agências de viagens nas temáticas associadas ao uso das ferramentas digitais para otimização da experiência de seus clientes e a gestão de seus negócios.

Devido às restrições impostas pelo distanciamento social que vivenciamos atualmente, o Projeto iniciou suas atividades estruturando sua presença digital criando um perfil em diversas redes digitais, como Instagram (@agenciamento4.0), uma página na rede do Facebook (Agenciamento 4.0) e uma no LinkedIn. Porém, não será restrito a estes ambientes, prevendo a realização de formação presencial para os discentes, agentes de viagens e sociedade em geral interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre como utilizar as ferramentas digitais no turismo e no agenciamento de viagens.

Quer saber mais sobre o projeto e acompanhar nossas ações? Siga-nos nas redes sociais nos perfis já indicados ou entre em contato conosco pelo email agenciamento4.0@gmail.com

Assessoria de Imprensa