João Pessoa registra índice de isolamento social de 58,2% no feriado de Tiradentes

Coronavirus Cotidiano

Mais da metade da capital paraibana aderiu ao isolamento social durante o feriado de Tiradentes, na terça-feira (21). De acordo com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, 58,2% da população permaneceu em casa seguindo as recomendações do poder público municipal. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22). O indicador, medido em parceria com uma startup, aumentou quase 11 pontos percentuais em relação à medição da última semana, com média de 47% de distanciamento social.

O recomendado pelas autoridades sanitárias é um índice de isolamento social de 70%. Dois bairros de João Pessoa superaram a meta. O melhor desempenho foi alcançado pelo bairro de Manaíra, com 78,2%. Em seguida, aparece o Distrito Industrial com 73,9%.

“A grande maioria da população aderiu ao distanciamento, cumprindo um papel importante para os resultados que precisamos alcançar juntos. Sabemos que o fato de ser um feriado interfere no resultado, mas consideramos como um sinal positivo nesta luta contra o novo coronavírus”, afirmou Daniela Bandeira, secretária de Planejamento.

A região entre os bairros de Gramame e Muçumagro obteve o desempenho mais baixo, com 38,8% das pessoas cumprindo o isolamento social.

“Quanto maior a adesão ao distanciamento, melhor será o desempenho da rede pública de saúde na atenção aos pacientes com Covid-19. O fundamental é evitar que as pessoas adoeçam ao mesmo tempo, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, e como mostra a experiência internacional no enfrentamento à pandemia”, disse Daniela Bandeira.

Monitoramento de casos – João Pessoa tem 205 casos confirmados do novo coronavírus, 60 pessoas recuperadas e 25 que não resistiram à doença. A cidade possui 12 pessoas internadas em UTIs por síndrome respiratória grave (SRAG). A capital chegou a 51 bairros com ao menos um caso confirmado, o equivalente a 79,6% das regiões.

Secom João Pessoa