Paraíba poderá receber pacientes de coronavírus de outros estados do Nordeste

Coronavirus Destaque Paraíba

O secretário executivo do Estado da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrame, revelou agora há pouco, em entrevista ao repórter Ítalo de Lucena da TV Cabo Branco – afiliada da Rede Globo na Paraíba -, que a Paraíba poderá receber pacientes acometidos pelo coronavírus em situação mais grave de outros Estados como Ceará, Pernambuco e Maranhão, caso seja necessário. Esses três estados estão com a rede hospitalar quase no limite, registrando lista de espera de pacientes para darem entrada nas Unidades de Terapia Intensiva.

Beltrame não afirmou que essa medida será tomada, mas admitiu que, caso os estados peçam esse tipo de ajuda, certamente o governador João Azevêdo não iria se furtar de apoiar. Segundo ele, os estados do Nordeste trabalham em forma de irmandade, com um ajudando o outro no que precisar.

Os números de casos da coronavírus no Brasil tem sido acompanhados em tempo online pelas secretarias de saúde e Ministério da Saúde. Porém, alguns portais fazem esse acompanhamento paralelo, como o G1. Os dados mais recentes apontam que São Paulo, SP (753); Rio de Janeiro, RJ (283); Fortaleza, CE (180); Manaus, AM (163); Recife, PE (118); e São Luís, MA (51) são as cidades com maior número de óbitos. João Pessoa aparece em décimo, com 25 mortes pelo covid-19

De acordo com os dados divulgados no final da tarde de terça pela Secretaria de Saúde da Paraíba, a Paraíba confirmou 38 novos casos de Covid-19, com nesta 301 casos confirmados; 1.161 casos descartados; e 116 casos de recuperação.Já foram 39 óbitos.

Os casos estão distribuídos em 23 municípios: João Pessoa (205), Santa Rita (24), Campina Grande (20), Cabedelo (12), Bayeux (9), Patos (8), Junco do Seridó (3), Pombal (2), Serra Branca (1), Sapé (3), Sousa (1), Igaracy (1), Taperoá (1), São João do Rio do Peixe (1), Riachão do Poço (1), São Bento (1), Congo (1), Queimadas (1), Bom Jesus (1), Conde (1), Cruz do Espírito Santo (1), Itabaiana (1), Cajazeiras (2).

Fábio Cardoso