Pandemia do coronavírus vai passar e Gramado (RS) estará florida como sempre

Destaque Roteiros

A pandemia do coronavírus vai passar e quando a movimentação social e turística for retomada, Gramado estará florida como sempre. Em meio às incalculáveis mudanças ocasionadas pelo Covid-19, a equipe de jardinagem da cidade segue em constante manutenção de aproximadamente 500 espaços públicos, em uma área de 10.800 metros quadrados, sob a responsabilidade do Horto Municipal Oscar Knorr, uma área dentro da Secretária de Agricultura do município.

São 15 servidores concursados, sendo que no momento quatro estão afastados por estarem enquadrados no grupo de risco do decreto em vigor, tendo Marcio Pottratz como Coordenador de Projeto Produção e Ajardinamento.  A equipe conta ainda com o apoio de uma empresa terceirizada com mais cinco funcionários.

No ano de 2019 foram plantados aproximadamente 700 mil mudas de flores e para 2020 até o momento já foram abertas novas áreas de plantio onde há uma projeção de chegar à 800 mil mudas produzidas para plantio. Para manter a beleza dos jardins com o frio do outono e do inverno, Marcio Pottratz destaca que a equipe técnica do horto trabalha na busca constante de cultivares resilientes às intempéries climáticas do período, sendo que estas precisam atender ao maior número de quesitos para então termos cultivares com o melhor desenvolvimento possível.

Os critérios de seleção para as cultivares são, entre outros, o tamanho e formato das flores e plantas, durabilidade, cores, tamanho das folhas, luminosidade, exigência hídrica, em adubação e em cuidados fitossanitários, textura das flores e folhas, efeito visual, utilização como exemplar isolado ou em conjuntos, exigência de poda e rusticidade.

Além dos critérios para a escolha do cultivo mais adequado, também é necessário a adequação das plantas e flores no planejamento estratégico de plantio, envolvendo arranjo paisagístico harmonioso, plantas com características similares para compor um canteiro, efeito visual desejado, quantificação de cada espécie e variedades para sua produção, pré análise do comportamento do clima para a época do ano e também estar atento à fertilidade do solo para que a planta possa absorver a quantidade necessária de nutrientes para o seu desenvolvimento, sendo a irrigação vital em todo o processo.

Cabe destacar que para manter os jardins floridos sem turistas em Gramado, a equipe do Horto Municipal está procurando se adequar a todas as precauções de saúde possíveis além das que estão sendo impostas pelo decreto municipal vigente. As equipes técnica e operacional dão prosseguimento aos trabalhos da forma mais segura possível até que as atividades retornem à normalidade.

Todos os dias milhares de flores se abrem nos canteiros públicos de Gramado. Com isso, a equipe não mede esforços e se dedica em especial neste momento para que tudo transcorra da melhor forma possível. Pottratz  ressalta que “estamos ajustando e readequando toda nossa atividade de produção de flores bem como o ajardinamento para que a cidade continue sendo atrativa, não só para o turista mas em especial para toda comunidade; afinal somos a ‘cidade mais florida do Rio Grande do Sul’.

As flores que estão sendo plantadas neste período do ano são as petúnias, flor de mel, cravinas, verbenas, boca de leão e amor perfeito de várias cores e formatos. O Coordenador do Horto Municipal de Gramado destaca ainda que, “precisamos fazer jus ao que está grafado nos pórticos da cidade: ‘leve nos olhos a imagem colorida de Gramado’ para que possamos mais a frente quando tudo estiver ajustado poder nos orgulhar em dizer que ‘Gramado, continua sendo um imenso jardim’ para a alegria e bem-estar de todos.”

Assessoria de Imprensa