Fundação Telefônica Vivo lança formação digital do programa Pense Grande

Cotidiano MERCADO

A Fundação Telefônica Vivo, braço social da Vivo, acaba de lançar a formação online do Programa Pense Grande, iniciativa que visa fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social com o uso de tecnologia para jovens do Brasil. A formação Pense Grande, até então disponível exclusivamente de forma presencial, oferece uma jornada de 80 horas que engloba diferentes aspectos do desenvolvimento pessoal e profissional em uma plataforma totalmente gamificada.

O objetivo da formação é que os jovens façam um “projeto de vida”, por meio de 12 fases e, assim, incentivá-los a criar e implementar novas soluções e oportunidades para transformação de suas vidas e das pessoas ao seu redor, resolvendo problemas ou necessidades de suas comunidades. De forma lúdica, os participantes irão refletir sobre sua história, suas emoções, paixões e prazeres; relacionar sonhos e necessidades, traçando objetivos de vida; compreender o empreendedorismo e o empreendedorismo social; enxergar oportunidades e desafios a serem resolvidos em seu entorno; entender como mapear cenários e propor soluções; levantar e testar hipóteses; estruturar planos e ideias; aprender a formar equipes e trabalhar de forma colaborativa; promover ações de divulgação e marketing; e mobilizar pessoas em torno de seu empreendimento ou ideia.

Ao longo da jornada, o jovem atinge os “acampamentos”, que simbolizam os graus de formação dos empreendedores. Estes marcos são uma forma de reconhecer seu desempenho e o estimular a evoluir no jogo. No âmbito pedagógico, alcançar um acampamento confere ao participante uma etapa de engajamento e absorção de conhecimento. As atividades práticas aparecem à medida que os jovens vão aprendendo os conteúdos. Elas têm o objetivo de fixar o aprendizado sobre um determinado assunto e de aplicar o conhecimento a partir do que foi ensinado. Durante a formação, mediadores acompanharão os participantes com feedbacks em grupos e individuais e darão suporte para as dúvidas, além de serem responsáveis pelo incentivo à participação, pelo engajamento e interação dos participantes.

No Pense Grande Digital os jovens ainda terão a oportunidade de interagir e se unir a outros participantes com competências diferentes e complementares as suas, mas com o mesmo desejo de mudar a realidade ao seu redor. É possível abrir uma conversa com qualquer pessoa da Rede e realizar conversas individuais ou em grupos. Os jovens serão reunidos em turmas, de acordo com o período de inscrição, e aparecem nos chats uns dos outros. As páginas de interatividade contêm postagens do conteúdo de todos os jovens produzidas em uma determinada atividade. É um local para ver o que o jovem e seus colegas produziram, comparar seu desempenho e interagir com o que foi criado por outros.

Para quem preferir, todos os textos da plataforma também estarão disponíveis por áudio, lido em um tom interpretativo. As inscrições para a formação estarão abertas até o dia 25 de agosto e os interessados poderão começar as aulas imediatamente após a realização do cadastro por meio do aplicativo Pense Grande Digital, disponível para download gratuitamente na loja de aplicativos dos sistemas operacionais iOS e Android. Para conhecer mais sobre a iniciativa, basta acessar o site do Pense Grande: http://pensegrande.org.br/.

Assessoria de Imprensa