Seis tripulantes de navio isolado no Porto de Cabedelo testam positivo para o coronavírus

Coronavirus Cotidiano

A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), atualizando sobre a situação do navio Stena Premium, atracado no Porto de Cabedelo, informa que seis tripulantes testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). O resultado dos exames foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na manhã desta quarta-feira (29).

De acordo com o Plano de Contingência, a embarcação permanecerá em isolamento no berço 101 por no mínimo 14 dias, com o embarque e desembarque proibidos. A Docas-PB informa, ainda, que os seis tripulantes já foram medicados a bordo do navio e o caso é monitorado diariamente com boletins do comando do Stena Premium.

Tanto a Companhia Docas, quanto Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal (PF), Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) e secretarias municipal e estadual de Saúde, acompanham a evolução do quadro dos tripulantes. Aqueles com casos confirmados permanecem separados dos demais dentro da embarcação, onde estão recebendo o tratamento e todo o suporte dos órgãos citados.

Caso haja agravamento na saúde de algum tripulante, o Plano de Contingência determina que a pessoa seja removida para uma unidade de saúde, no entanto, essa medida não se faz necessária no atual cenário. Contudo, cabe reforçar que os órgãos citados continuarão em constante monitoramento.

Como atividade fundamental, a Docas-PB informa que o Porto de Cabedelo continuará com suas operações normais nos berços 105 e 107, onde acontece a descarga de coque de petróleo (29 mil t) e trigo (8 mil t), respectivamente. Como detalhado em nota na segunda-feira (27), os outros dois navios cumpriram com o protocolo de saúde e segurança sanitária e não apresentam riscos, por essa razão seguem com as operações.

Assessoria de Imprensa