ABIH da Bahia cria banco de currículos para profissionais que foram demitidos por causa da pandemia do coronavírus

Cotidiano Hotelaria

Com muitos hotéis fechando as portas, as demissões são inevitáveis. Buscando auxiliar os profissionais do setor desempregados, a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia) criou um banco de currículos em seu portal. A ideia é que, quando o mercado retomar suas atividades, os hotéis consultem os cadastros para recrutar novos colaboradores.

Luciano Lopes, presidente da entidade, afirma que a hotelaria baiana paralisou praticamente todas as atividades nas últimas semanas.“Infelizmente essa realidade vai impactar milhares de famílias. Preocupada com essa situação, a ABIH-BA resolveu catalogar esses funcionários que estão sendo desligados, como forma de priorizá-los quando tudo começar a voltar ao normal”. Em março, Salvador atingiu seu pior índice de ocupação da história.

A ABIH-BA ainda reforça que tem buscado apoio do governo federal, estadual e municipais, de bancos públicos e privados, além de auxílio institucional para garantir a sobrevivência econômica do setor. “Precisamos evitar uma degradação ainda maior do setor. Nossa entidade lutará constantemente para a manutenção dos empregos e sustentabilidade dos negócios, e continuará atuando no constante suporte às empresas associadas e a união da classe hoteleira”.

Para a CEO da Talento Recursos Humanos, Agda Lima, parceira da ABIH-BA, o banco de currículos é uma excelente ferramenta de busca de profissionais, principalmente quando já possuem experiência na área. Além disso, ela dá dicas para que, nos tempos atuais, os profissionais do ramo hoteleiro busquem alternativas de carreiras e se preparem para uma nova era no mundo do trabalho.

“Aqueles que nunca pensaram em atuar por contratos como freeworks ou autônomos devem considerar essa alternativa, bem como, por exemplo, a abertura de negócio próprio no ramo que envolva uma estratégia digital. Para aqueles que desejam atuar no mercado, em carreiras mais conservadoras e formais, devem se preparar ainda mais para ter competitividade”, explica.

Os interessados podem se cadastrar no link e clicar na opção “Benefícios”, depois ir em “Banco de Currículos” e, por fim, na aba “Cadastro dos dados dos profissionais” e preencher o formulário.

Hotelier News