Anunciada a primeira parte da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’

Eventos Culturais

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) apresentou, nesta sexta-feira (1º), o lançamento da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. A apresentação foi feita durante uma live, com transmissão pelo seu perfil na rede social Instagram. A presidenta da Funesc, Nézia Gomes, e a vice, Raisa Agra, conduziram a ação on-line em uma espécie de solenidade simbólica.

Na ocasião, foi divulgada a programação da primeira semana de exibições do ‘Meu Espaço’, fruto de um edital homônimo criado em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os mais de 100 projetos selecionados vão receber um apoio de R$ 1 mil cada. As informações sobre o restante do cronograma de apresentações serão divulgadas semanalmente.

Os vídeos serão exibidos através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), partir da quarta-feira (6). Daí em diante, as transmissões acontecerão em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h.  São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.

“Quero agradecer aos artistas que acreditaram em nossa proposta, à imprensa que divulgou nosso edital e à equipe da Funesc que se entregou para que tudo desse certo. O Meu Espaço será uma forma de dar à sociedade em isolamento domiciliar uma alternativa de conhecer mais a cultura paraibana”, disse a presidenta da Funesc, Nézia Gomes.

“Há muita representatividade no Meu Espaço, com projetos do Litoral ao Sertão. Houve inscrições de várias cidades em 11 segmentos da arte. Os vídeos serão exibidos no canal da Funesc no YouTube. Se inscreva!”, reforçou Raisa Agra, vice-presidenta da Funesc.

A semana inicial do Meu Espaço traz, logo na quarta-feira (6), um mini-curso de escrita criativa de Bruno Ribeiro. Em seguida, será exibido o curta ‘Isolamento rural’, dirigido por Leonardo Gonçalves. Em seguida, entra em cena o monólogo Suçuarana, com Thardelly Lima. Finalizando o primeiro dia de exibições, a poesia falada ocupa o palco virtual e traz ‘Transicionando’, com Bixarte.

Na sexta-feira (8), a programação exibe ‘Retrato feminino ilustrado: da Aquarela para a Pintura Digital’, pela artista visual Thaynha. A cultura popular entra em cartaz com Minervina Ferreira e ‘Desafios da Atualidade’. O artista circense Allan Barros assume o palco virtual com ‘TrupeÇando na Casa de Mainha’. Também será exibido o vídeo ‘Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes’, com Marcelo Soares. A música fica por conta de Lucas Truta com o vídeo ‘Truta em Isolamento – Ansiaudades’.

No domingo (10), a programação é mais voltada para crianças. Haverá exibição da vídeo-aula de Breaking Kids com Rodrigo Aranha. Serão dois vídeos de contação de histórias: ‘Contações Encantadas’, com Joelson Pereira, e ‘A Onça e o Bode Cantada Por Cantos da Carochinha’, com Arly Arnaud. Na sequência, dois curtas para despertar o interesse do público infantil: ‘Yá, me conte histórias’, dirigido por Carine Fiuza, além de ‘E Agora, Aninha?’, de Bruna Campos. Para fechar, ‘A Arte de Viver Do Circo’, com Luana Iranzi.

No total, foram oferecidas 105 vagas de propostas artísticas nas áreas de contação de histórias, circo, teatro, dança, literatura, HQ, música, culturas populares, artes visuais, poesia falada e cinema.

Meu Espaço –  Compartilhando Cultura
Programação Virtual – Semana 1
06/05 – QUARTA
17h – Escrita Criativa: Primeiros Passos (ou Tropeços), com Bruno Ribeiro (Literatura)
17h50 – Documentário Isolamento Rural, de Leonardo Gonçalves (Cinema)
18h05 – Suçuarana, com Thardelly Lima (Teatro)
18h35 – Transicionando com Bixarte (Poesia Falada)

08/05 – SEXTA
17h – Retrato Feminino Ilustrado: da Aquarela para a Pintura Digital com Thaynha (Artes Visuais)
17h25 – Desafios na Atualidade, com a Repentista Minervina Ferreira (Culturas Populares)
17h50 – TrupeÇando na casa de Mainha, com Cia. TrupeÇando (Circo)
18h15 – Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes, com Marcelo Soares (HQ)
18h30 – Truta em Isolamento – Ansiaudades, com Lucas Truta (Música)

09/05 – DOMINGO
17h – Vídeo Aula de Breaking Kids, com Rodrigo Aranha (Dança)
17h30 – Contações Encantadas, com Joelson Topete (Contação de História)
18h05 – A onça e o Bode Cantada por Cantos da Carochinha, com Arly Arnaud (Contação de História)
18h30 – Curta Yá, me conte histórias, de Carine Fiuza (Cinema)
18h40- Curta E Agora, Aninha?, de Bruna Campos (Cinema)
18h50 – A Arte de Viver do Circo, com Luana Iranzi

Secom Paraíba