Prefeito de João Pessoa ‘fecha’ praias, calçadinhas, ciclofaixas e parques até o dia 18 de maio

Coronavirus Cotidiano Paraíba

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou nesta segunda-feira (4) o fechamento da orla de João Pessoa, o que inclui ciclofaixas, calçadas e praias. Além disso, os parques da cidade ficam fechados, como o Parque da Lagoa, a Bica, ambos na área central, e Parque Parahyba, no Bessa, até o dia 18 de maio.

Estão incluídas na restrição as atividades de caminhada e de corrida nas ciclofaixas adjacentes a toda extensão da orlaa, que vem reunindo um grande número de pessoas nos últimos dias. O mesmo diz respeito ao funcionamento dos parques.

De acordo com estudos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, o número de registros confirmados do coronavírus cresceu de forma acelerada, saindo de 2 registros diários no início de abril para mais de 60 casos por dia em maio, quantitativo 30 vezes maior.

A demanda por internações também apresentou aumento de 160% em UTIs e 80% nas enfermarias apenas no último final de semana, com quase 60% de leitos ocupados por pacientes que não residem em João Pessoa. A Capital chegou a 36 mortes por coronavírus.

O prefeito explicou que a restrição da circulação de pessoas será coordenada pela Guarda Municipal, Sedurb e Semob. Um pedido também foi encaminhado à Polícia Militar para contribuir com o cumprimento das medidas, que passam a valer em caráter educativo ainda na tarde desta segunda-feira (4).

Com a abertura de novas alas para o combate à doença no Hospital Universitário, em função da parceria com a Prefeitura de João Pessoa, e no Hospital Metropolitano, por parte do Governo do Estado, a taxa de ocupação de leitos que chegou a 92% durante o fm de semana alcança a marca de 64%.

Redação