Trade paraibano lamenta morte de Wills Leal e governador enaltece trajetória do jornalista

Cotidiano Paraíba

O trade turístico paraibano lamentou a morte de Wills Leal. A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba distribuiu uma nota lamentando o falecimento do jornalista. “Ele, que foi o idealizador da Abrajet paraibana, atuou em vários segmentos da cultura paraibana”. Leal foi um dos criadores da entidade na Paraíba, em 1986. E hoje tem o seu nome perpetuado por meio de uma comenda, criada pela atual presidente Messina Palmeira, uma homenagem em vida ao jornalista.

Para a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, Leal era uma pessoa extremanemte importante, que “deu a largada no Turismo paraibano com criação da PBTur”, onde esteve na estatal por 17 anos como diretor de Marketing e Eventos.

“Wills era uma pessoa criativa, cheia de ideias e irriquieto, criou vários eventos e estava o tempo inteiro pensando sobre turismo. Tive vários embates com ele, mas com muito respeito mútuo. Ele ainda me ligada para falar da doença, da crise. Cumpriu uma trajetória muito grande, trabalhou muito, viajou muito. viveu muito e aproveitou a vida e tenho certeza de que morreu feliz por ter cumprido uma bela jornada”, disse Ruth Avelino.

Para a presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), Manuelina Hardman, Wills Leal era um verdadeiro ‘guerreiro do turismo da Paraíba’, sempre com seus pensamentos e opiniões fortes em defesa do que acreditava ser melhor para o turismo. A empresária disse ainda, que, apesar de ter sido controverso, Leal era uma figura sempre ouvida pelo setor, em função de toda experiência que tinha como gestor da área.

Na opinião do presidente da Abav-PB (Associação Brasileira das Agências de Viagens, seccional Paraíba), Breno Mesquita, Wills Leal foi um grande ‘visionário’ no segmento turístico paraibano. “Como presidente da PBTur teve um papel fundamental no desenvolvimento do turismo local. Fica a nossa admiração e saudade do Mestre Wills”.

João Azevêdo enaltece trajetória do jornalista

O governador da Paraíba, João Azevêdo, externa seu profundo pesar pela morte do escritor, jornalista e crítico de cinema Wills Leal, na madrugada desta quinta-feira (7), ao mesmo tempo que presta homenagem a um dos maiores expoentes da cultura e do turismo na Paraíba. O governador expressa ainda o desejo que os amigos e familiares de Wills Leal sejam confortados neste momento de perda, e que seu legado possa servir como alento para preencher o espaço deixado pela sua partida.

A Fundação Casa de José Américo lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ativista cultural, jornalista, historiador, escritor e crítico de cinema Wills Leal. “Profundo conhecedor de vários aspectos da vida de José Américo, para quem trabalhou e desfrutou de sua amizade, a FCJA perde sobretudo uma memória viva de seu patrono. Neste instante, a Família FCJA se despede deste multimídia ilustre e atuante do mundo artístico-histórico-cultural, expressando os sentimentos aos familiares e amigos”, afirma nota da Fundação.

Fábio Cardoso