Prefeitura de Caruaru (PE) cancela São João e estuda realização da festa online

Eventos Culturais

A prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, anunciou nesta sexta-feira (8), por meio de coletiva de imprensa online, a impossibilidade de realizar o São João 2020 na “capital do forró” de forma presencial e que discute com os patrocinadores da festa para realiza-la via internet. Esta é uma medida de evitar a disseminação do novo coronavírus no município, que já conta com 37 casos graves da covid-19 e nove mortes confirmadas, segundo dados enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa quinta-feira, e honrar os contratos já firmados desde o último ano.

A decisão demorou a ser tomada, porque, na Paraíba, Campina Grande já anunciou o adiamento da festa para outubro, inclusive, anunciou a realização do Maior São João do Mundo pela internet.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), informou que, no entanto, ainda não há definição de formato para a festa online.

“Não temos a solução pronta, estamos construindo a possibilidade de fazer um evento, com a espinha dorsal da solidariedade, ser transmitido online e permitir que as pessoas possam, em casa, receber o São João sem sair. A construção não está pronta, não está feita, porque é [um momento] diferente pra todo mundo. Por isso, não conseguimos consolidar um modelo com os patrocinadores da prefeitura de Caruaru”, disse a prefeita Raquel Lyra.

A gestora citou premissas para a realização da festa em 2020, como: respeito pela cultura, o não envolvimento de recursos da prefeitura e a solidariedade.

À reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura de Caruaru descartou a possibilidade da festa acontecer de modo tradicional e que, nos outros anos, a estrutura já havia começado a ser montada neste mês de maio. Assegurou, também, que nenhum valor sairá do montante da prefeitura para a realização do São João em 2020.

Redação com Jornal do Comércio