CBTU-JP reduzirá o número de viagens a partir de segunda-feira e suspende o serviço nos sábados

Destaque Paraíba

A CBTU-JP (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) irá reduzir, pela segunda vez, o número de viagens entre as estações ferroviárias da Região Metropolitana, que transporta usuários de Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo, a partir da próxima segunda-feira (18). O número de viagens passou de 25 para 12 e, a partir de segunda, passarão a ser 9 viagens por dia.

De acordo com Paulo Barreto, superintendente da CBTU-JP, além da redução do número de viagens, não serão mais realizadas as viagens aos sábados e haverá restrição para utilização do transporte ferroviário apenas para usuários que apresentem documento hábil a comprovar que são trabalhadores de serviços públicos e de atividades essenciais, e o uso de máscara é obrigatório.

Paulo Barreto explicou ao Turismo em Foco, que o sistema de trens na Paraíba atende a 8 mil passageiros por dia. Com a primeira redução, esse número caiu para mil usuários/dia. Na opinião dele, a queda do número de passageiros permite um maior controle dentro das composições e das estações. O movimento mais intenso registrado pela CBTU é em Santa Rita, pela manhã, onde há mais pessoas que trabalham em João Pessoa.

O executivo disse que no caso de Santa Rita, a CBTU trabalha com maior número de composições acopladas. Por viagem, são atendidos cerca de 100 passageiros. O número de passageiros sentados nos VLTs é de 145 pessoas, com outras 425 em pé. Com menos usuários, “dá para colocar todo mundo sentado, separado, com tranquilidade. Estamos seguindo a orientação do Governo do Estado”, pontuou Paulo Barreto.

Fábio Cardoso