Após a pandemia do coronavírus, venha conhecer a Pedra do Ingá, no Agreste da Paraíba

Destaque Paraíba

Você já ouviu falar sobre a curiosa Pedra de Ingá? Este monumento arqueológico brasileiro foi encontrado na Paraíba com diversas inscrições e desenhos rupestres entalhados em rocha, que os arqueólogos não sabem o significado. Após essa pandemia, venha visitar. O #ParaísoParaíba te espera.

A Curiosa Pedra do Ingá na Paraíba

Você já ouviu falar sobre a curiosa Pedra do Ingá?

Este é um monumento arqueológico brasileiro, que foi encontrado no Estado da Paraíba. Trata-se de monumento localizado em um terreno rochoso e que conta com diversas inscrições e desenhos rupestres entalhados em rocha. O nome da pedra é uma referência ao município de Ingá, onde ela está localizada.

O monumento foi chamado de Itacoatiara, palavra que vem da língua tupi e que significa pedra pintada. Este tesouro arqueológico existe desde os tempos da colonização portuguesa no Brasil.

Segundo pesquisadores, essa formação rochosa ocupa uma área total de aproximadamente 250 m². O monumento é formado por uma pedra principal, que constitui um paredão rochoso vertical com mais de 50 metros de comprimento e cerca de 3 metros de altura; e também por algumas formações anexas repletas de inscrições. Até hoje, os arqueólogos não sabem o significado dos desenhos, que, aparentemente, retratam seres humanos, animais, frutas e constelações.

A importância da Pedra do Ingá

Este sítio arqueológico é um dos mais famosos do Brasil. Ele fica exatamente a 109 km de João Pessoa. O local atrai um grande número de visitantes todos os anos. A maior parte dos turistas segue até a Pedra do Ingá de carro, pelas estradas BR 230 e PB 90. A formação rochosa está bem perto da cidade de Campina Grande.

O Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá conta com uma boa infraestrutura para receber os turistas e viajantes e abriga um Museu de História Natural, que apresenta aos visitantes diversos fósseis e antigos objetos indígenas encontrados na região.

A Pedra do Ingá fica em uma área tombada como Monumento Nacional pelo IPHAN. O tombamento aconteceu em 30 de novembro de 1944.

A Pedra do Ingá chama a atenção dos pesquisadores e dos turistas por conta de suas misteriosas imagens rupestres. O monumento está em uma região conhecida como distrito de Pedra Lavrada

Alguns estudos sugeriram que as inscrições encontradas na Pedra do Ingá sejam semelhantes a desenhos achados no Chile, que teriam, supostamente, sido feitos pelos povos da Ilha de Páscoa.

Para alguns arqueólogos, as inscrições da pedra são simplesmente ensinamentos que eram passados por anciãos às novas gerações em tempos remotos. Também há quem acredite que os desenhos rupestres tenham sido feitos por seres de outros planetas ou, até mesmo, pelo povo Inca.

A verdade é que, mesmo sem entender o significado do monumento, a Pedra de Ingá se tornou um marco turístico na Paraíba. As imagens nas pedras mostram certamente informações importantes sobre a vida do homem pré-histórico. Além disso, o Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá foi o primeiro no Brasil a ser protegido pelo governo, o que ressalta ainda mais sua relevância para o país.

Vale a pena visitar a Pedra do Ingá e o Museu de História Natural. É um roteiro turístico para quem gosta de explorar os mistérios do mundo e ver fósseis e réplicas de múmias.

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-curiosa-pedra-do-inga-na-paraiba.html

Assessoria de Imprensa PBTur – Fotos: Cácio Murilo