Guias de turismo de João Pessoa se reinventam com nova atividade para superar crise do coronavírus

Cotidiano

Com o avanço do coronavírus no país e, consequentemente, a retração do setor do turismo, os guias de turismo de João Pessoa, em parceria com o Sebrae Paraíba, buscaram uma nova forma de garantir suas próprias rendas: foi aí que surgiu o projeto “Guia de Turismo cuida da Geração 70+”, cujo intuito é proporcionar satisfação e independência às pessoas com mais de 70 anos, através da prestação de diversos serviços.

Segundo a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, são 12 guias de turismo filiados a Cooperbuggy em busca de novas oportunidades de negócios. “Quando queremos fazer algo novo, é importante não comparar com o que fazíamos antes”, afirma a gestora.

Segundo ela, um grande diferencial desses guias é que os profissionais que irão prestar os serviços já contam com a carteira de guia de turismo emitida pelo Ministério do Turismo, dando, assim, mais segurança ao cliente em relação à possibilidade de fraudes.

A proposta teve início em uma reunião virtual realizada com os profissionais, quando surgiu a ideia de atender os idosos oferecendo atividades que vão desde  acompanhantes para consultas médicas, tarde de jogos, a serviços eletrônicos, mecânicos, de marcenaria. Uma nova reunião será realizada nesta quarta-feira (20), quando serão apresentados os portfólios de serviços de cada guia de turismo, assim como será discutida a possibilidade de uma plataforma digital.

Assessoria de Imprensa