Medidas de biossegurança serão diferenciais competitivos na retomada das atividades empresariais

Brasil

Você sabe o que é biossegurança? Muito utilizado na área de saúde, esse conjunto de normas e medidas, que visam à prevenção e ao controle de riscos inerentes a atividades que possam comprometer a saúde humana, será de fundamental importância para o processo de reabertura dos pequenos negócios que interromperam seu funcionamento por conta da pandemia do coronavírus.

De acordo com o empresário, especialista em segurança do trabalho e consultor credenciado do Sebrae Paraíba, Edmilson Filho, os cuidados com a saúde de trabalhadores e clientes serão essenciais para esse processo de retomada dos negócios no país, que deve acontecer a partir das próximas semanas.

“A biossegurança não é nada de novo. Ela sempre existiu, por exemplo, em unidades de saúde, como um controle e uma proteção para garantir a segurança dos profissionais no trabalho. O que acontece é que, com a pandemia, mudou tudo. Todo esse conceito da biossegurança a gente vai ter que trazer agora para os mercados e para toda a sociedade”, afirmou.

Ao explicar o que significa a biossegurança, o consultor destacou que ela não se resume a medidas como o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel, por exemplo, mas que compreende também uma série de posturas e práticas que precisarão fazer parte da nova rotina dos negócios.

“A biossegurança vai ter que sair dos aspectos de saúde, dos hospitais e das clínicas, e vai ter que chegar, por exemplo, na academia, na escola, no salão de beleza, no hotel e no restaurante. Todos os mercados vão precisar ter esses protocolos implementados”, pontuou Edmilson, ao destacar que essas medidas de segurança serão exigidas e fiscalizadas pela própria sociedade.

Para adotar esses novos protocolos, segundo o consultor, é importante que o empresário busque o auxílio de profissionais e serviços especializados, uma vez que as medidas precisam ser customizadas, de acordo com um diagnóstico das necessidades e especificidades de cada negócio. “Quem não implementar essas medidas de biossegurança vai perder mercado”, enfatizou.

Por sua vez, a analista do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, destacou que as medidas de biossegurança serão um fator de competitividade para os pequenos negócios. “Esse é um tema que vai estar na ordem do dia daqui para frente, sem dúvida alguma, porque a retomada dos negócios exige preparação e cuidados de segurança. É um tema muito sensível e importante nesse momento para todos os negócios, em busca de uma retomada segura e com planejamento”, ressaltou.

https://youtu.be/MoUIvBHr_7c 

Assessoria de Imprensa