Maioria da população de Campina Grande aprova medidas de combate ao coronavírus e 48,4% apoiam fechamento do comércio

Destaque Paraíba

Uma pesquisa de opinião pública sobre as medidas adotadas pela Prefeitura de Campina Grande no combate ao novo coronavírus apontou que 48,4% das pessoas ouvidas disseram ser favoráveis ao fechamento completo do comércio. Outras 35,9% disseram que acham que a abertura poderia ser por setores essenciais e 12,9% acham que o comércio pode ser reaberto como um todo. A pesquisa foi realizada pelo Instituto DataVox sem custos para a prefeitura. A pesquisa foi feita por telefone, ouvindo pessoas de 38 bairros e dois distritos.

Os dados foram apresentados pelo prefeito Romero Rodrigues, nesta segunda-feira (08), durante uma live, que avaliou que as ações da prefeitura estão indo no sentido de salvar o maior número de vítimas da doença. De acordo com a pesquisa, 82,3% das pessoas informaram que têm conhecimento das ações, enquanto que 17,7% disseram que não. Desta forma, a pesquisa indicou que 70,4% informaram estar cumprindo as recomendações da prefeitura; 28,1%, em parte; 1,5% não souberam ou não quiseram comentar.

De acordo com o secretário de Saúde de Campina Grande, Felipe Reul, as repostas quanto o atendimento das recomendações foram consideradas bastante positivas, mas que será necessária uma intensificação nas ações educativas no que diz respeito ao uso das máscaras no momento em que as pessoas tenham que sair de casa por algum motivo excepcional. “Precisamos procurar atingir a todas as pessoas da cidade”, apontou o secretário.

No questionamento sobre os impactos na rotina das pessoas, 42,7% informaram que saem de casa apenas quando é necessário; 38,2% saem para o trabalho ou compras, mas tomando cuidados; 15,7% disseram estar totalmente isoladas; 2% informaram não haver qualquer alteração e 1,4% não opinaram ou não souberam informar.

Sobre os sintomas da doença, 84,3% disseram não ter sentido qualquer sinais da doença, enquanto 15,7% informaram que sentiram algum tipo de sintoma. Por outro lado, 67,5% disseram ter conhecimento de alguma pessoa próxima (amigo ou familiar) com foi acometida de doença; 31,6% disseram que não. Nesse ponto, o prefeito observou que alguns sintomas sentidos podem ser de outros tipos de enfermidades semelhantes ao coronavírus, como dengue ou gripe muito forte.

Sobre a medida que adotou o chamado ‘feriado compartilhado’ de cinco dias, 70.7% concordaram, 27,1% não concordaram e 3,2% não opinarão ou não souberam informar. A prefeitura antecipou os feriados de Corpus Christi (11 de junho), São João (24 de junho) e aniversário da Paraíba (5 de agosto), que foram celebrados nos três primeiros dias de junho.

As pessoas também opinaram sobre o desempenho da Secretaria de Saúde de Campina Grande no enfrentamento do novo coronavírus e 44,4% disseram ser ‘bom’; 10,3% ótimo; 39,3% regular; 2,3% ruim; 2% péssimo; e 1,7% não quiseram opinar ou não souberam.

O diretor do DataVox, Breno Agra, disse que a pesquisa não teve interferência alguma por parte da prefeitura de Campina Grande e que a coleta de dados também estão sendo feita em outras cidades brasileiras.

Segundo ele, a intenção de formatar essa pesquisa é para que as prefeituras tenham informações de como a população têm compreendido as ações no combate ao coronavírus, bem como ajudar as autoridades na tomada de decisões que podem ser vitais para a manutenção das vidas.

Fábio Cardoso