São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia cria grupo de WhatsApp para ampliar divulgação

Eventos Culturais

Seguindo a tendência dos eventos digitais em tempos de pandemia do coronavírus, a presidente da Santura (Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia), Regina Amorim, anunciou que os festejos juninos da cidade paraibana, conhecido por ‘São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia’ será online, em 2020, mas com um diferencial.

O evento junino será digital, mas com as famílias de todo o Brasil e do mundo participando dele em uma só conexão. A impossibilidade de promover um São João presencial, segundo a presidente da Santura, “é o lado ruim da situação que estamos vivendo hoje!” Porém, segundo ela, “podemos estar juntos pelo meio digital. Esse é o lado bom da situação.”

Desta forma, Regina Amorim está convidando amigos e familiares para que todos produzam um vídeo de até dois minutos para ser compartilhado no grupo de WhatsApp que ela criou do São João Tradição de Santa Luzia – até o final da manhã desta terça-feira (09) já haviam mais de 100 pessoas participando.

O vídeo, conforme a executiva, é para fazer uma apresentação da família, contar ‘causos’ bacanas das festas juninas passadas, como também mostrar um café junino, dançando forró bem animado em casa, se vestindo com as roupas tradicionais da época, apresentando as comidas típicas com milho, bolos, pamonha ou canjica, ou todos, e ainda produzindo um cenário junino no jardim ou na sala de casa.

Esse cenário típico junino nas casas, segundo Regina Amorim, é uma forma de divulgar o São João Tradição de Santa Luzia para o mundo por meio das redes sociais. “Quando estamos conectados no digital a gente tem mais visibilidade, mais segurança por conta da pandemia”, apontou a presidente da Santura. “Podemos estar juntos de amigos e de familiares que moram muito longe e que não poderiam estar com a gente, mesmo que a festa junina fosse presencial.”

“Vamos nos alegrar no Senhor Jesus que nos ama, nos protege e quer nossa felicidade. Somos seres vivos com uma grande capacidade de se adaptar e de se reinventar. Podemos sim, nos alegrar uns com os outros, neste São João. Sem as nossas brincadeiras, nossa autenticidade, nosso forró pé de serra, a festa junina fica sem referência, um produto igual aos demais”, afirmou.

Regina Amorim aposta que “muita gente bacana vai nos acompanhar nas telinhas de smartphone e notebook.”

Lives ao vivo

Ainda seguindo a promoção do ‘São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia’, foram agendados shows com artistas nordestinos, que serão realizados por meio do YouTube (www.youtube.com/c/JImagens) nos dias 20, 21 e 22 de junho, sempre a partir das 17h. O primeiro show será de Geová do Acordeon. No dia seguinte, o show será de Titico do Acordeon. E, fechando a programação #Emcasa, Santino Braz e Os 3 do Forró se apresentam com muito forró pé de serra.

Fábio Cardoso