15ª Edição do Fest Aruanda fará homenagens a Linduarte Noronha e aos 60 anos do filme ‘Aruanda’

Eventos Culturais

Estão abertas as inscrições para curtas e longas- metragens para a 15ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro que esse ano se realizará de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis (Manaíra Shopping). O evento, mais uma vez com patrocínio master da Energisa/Usina Cultural, Cagepa-PB e Armazém Paraíba, com chancela da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, apoio do Governo do Estado da Paraíba (via Secult) e Prefeitura de João Pessoa (via Funjope). As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de agosto em plataforma especial no site oficial do festival: www.festaruanda.com.br.

Segundo o diretor executivo do Festival, Lúcio Vilar, será um ano muito especial por conta da “tríplice celebração”: 15 anos de fundação do festival, 60 anos do filme “Aruanda” – que dá nome ao evento paraibano – e os 90 anos de nascimento de Linduarte Noronha, seu diretor. “A ideia é que esse ano o Festival consiga ser realizado presencialmente, porque ao que parece, até lá, o Brasil já terá conseguido amenizar os efeitos devastadores do vírus que desestabilizaram as agendas de Festivais brasileiros e do exterior em 2020. Já vamos nos preparar para que o evento aconteça com todas as normas e novos protocolos sanitários estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde”, adianta Lúcio.

As inscrições  estão abertas para longa e curta-metragem de todo Brasil, além de mais duas categorias: Curta Universitário de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Filme Publicitário apenas para a Paraíba, sendo que a de Filme Publicitário contempla também trabalhos oriundos de disciplinas, por exemplo. Videoclipe é outra categoria nova, aberta a todos os profissionais do meio, independentemente de vinculação com instituição de ensino superior.

O comitê de seleção de curtas segue sob coordenação de Amilton Pinheiro, que divide com Lúcio Vilar a curadoria e direção artística do festival. Além dele, no comitê, estão os jornalistas e críticos Suyene Santos, de Aracaju (SE), e Marcus Mello, de Porto Alegre (RS), que participa pela primeira vez dessa curadoria de curtas do Fest Aruanda.

Parceria internacional – O coordenador do festival informou também que estão avançadas as tratativas para formalização, pela primeira vez, de uma parceria internacional. Protocolos de intenções foram oficializados entre o festival e a Universidade Lusófona, de Portugal, para materializar o intercâmbio. “Tivemos na semana passada uma primeira conferência remota com os docentes Orlando Franco e Felipe Vale, representantes da instituição e vinculados aos cursos da área do audiovisual”, disse Lúcio Vilar.

Lives e Podcast – A organização do Fest Aruanda também anuncia uma série de lives que terão início ainda neste mês de junho e a retomada do podcast “Aruanda no Ar”,  que ganhará nova temporada a partir deste dia 11 e se estenderá ao longo do segundo semestre com produção dos alunos dos cursos de Cinema e Mídias Digitais da UFPB por meio do projeto de extensão universitária Aruandando no Campus.

Assessoria de Imprensa