Alimentação fora do lar reforça protocolos de higiene para conquistar a confiança dos clientes

Cotidiano Destaque

Auxiliar os pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar para que, dentro dos prazos e condições estabelecidos pelo poder público, possam iniciar o processo de retomada das suas atividades, de forma planejada e segura para colaboradores e clientes. Essa é a proposta do Sebrae, que a partir desta semana está disponibilizando uma série de conteúdos gratuitos para orientar o processo de reabertura das empresas impactadas pela pandemia do coronavírus.

No caso do segmento de alimentação fora do lar, que inclui, entre outros estabelecimentos, bares, restaurantes e lanchonetes, os cuidados com a saúde e a higiene, que já demandavam atenção especial das empresas, serão ainda mais importantes para conquistar a confiança do consumidor. Nesse sentido, o material elaborado pelo Sebrae, com o apoio de diversos parceiros, reúne um conjunto de dicas, recomendações e orientações para que os empreendedores possam compreender e se adaptar ao que está sendo chamado de “novo normal”.

Entre os temas abordados, estão as adaptações que podem se fazer necessárias no ambiente de trabalho. Para isso, algumas das sugestões são: limitar o número de funcionários em uma área de preparação de alimentos; espaçar as estações de trabalho, o que pode exigir uma redução na velocidade das linhas de produção; e organizar os colaboradores em grupos ou equipes para reduzir a interação e a aglomeração no ambiente de trabalho.

Já em relação aos espaços de atendimento, a principal recomendação é diminuir a capacidade de público do local, de modo que seja possível estabelecer uma distância mínima entre os clientes. Para isso, uma boa dica é inutilizar, por meio de sinalização, parte das mesas e cadeiras do estabelecimento. Além dessa medida, também é necessário criar, através da sinalização, um distanciamento entre as pessoas nas filas.

Para adequar as instalações ao “novo normal” também é necessário remover condimentos, enfeites, guardanapos e qualquer outro item das mesas que possa ser tocado por mais de um cliente. Outro ponto importante é que pratos, copos e talheres devem ser oferecidos ao consumidor com proteção. Além disso, objetos, superfícies e itens que possuem grande contato manual, seja pelos colaboradores ou clientes, precisarão passar por desinfecções constantes.

De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Alessandra Travassos, conhecer todos os protocolos de segurança é indispensável para a retomada dos negócios. “As empresas precisaram se reinventar para continuar funcionando, obedecendo as normas de segurança, usando a criatividade associada a tecnologia, mantendo o atendimento aos consumidores através do delivery e conquistando novos clientes”, pontuou.

Ainda falando sobre o processo de retomada, Alessandra destacou que as novas regras e as boas práticas do setor de alimentação precisam ser de conhecimento não só das empresas e de seus funcionários, mas também dos clientes. “Não será fácil. É preciso investir e inovar para se manter no mercado. Sabemos que algumas empresas poderão não resistir, ou até mesmo continuarem investindo apenas no sistema de delivery seguro, mas o importante é que se mantenham firmes e conscientes da nova era em que nos encontramos, enxergando novas oportunidades”, acrescentou.

Confira o conteúdo – Para conhecer o conjunto de orientações e dicas elaborado pelo Sebrae, os interessados devem acessar o endereço www.sebrae.com.br/retomada. No caso do segmento de alimentação fora do lar, os conteúdos disponibilizados também oferecem informações sobre comunicação visual, higienização de frutas e hortaliças, descarte de resíduos, relação com fornecedores, delivery, armazenamento de produtos, dentre outros pontos que precisarão ser observados para uma reabertura segura e consciente dos negócios.

Assessoria de Imprensa