Prefeitura de João Pessoa libera algumas atividades, mas ônibus, praias, parques e praças continuam fechadas

Destaque Paraíba

A prefeitura de João Pessoa anunciou neste sábado (13) o Plano Estratégico de Flexibilização para a retomada da economia da capital paraibana. Adotando quatro níveis de riscos, seguindo os protocolos de cada segmento, algumas atividades poderão ser retomadas já a partir da próxima segunda-feira (15) como concessionárias de veículos, construção civil, atividades religiosas seguindo os critérios de redução de fieis e mantendo distanciamento. Shoppings, centros comerciais varejo e atacado permanecerão com atendimento em sistema de delivery e drive-thru. Salão de beleza, barbearia e serviços de beleza poderão funcionar, mas com hora marcada.

Por outro lado, vão continuar fechados transportes públicos, áreas públicas – praias, parques e praças -, escritórios – que podem continuar atuando com home office -, esportes profissionais, serviços públicos não essenciais, feiras livres, ambulantes, academias de ginástica, museus, cinemas e teatros, além das escolas municipais.

Num segundo momento, a partir do dia 19 de junho, haverá uma nova flexibilização a partir dos mesmos critérios adotados, como acompanhamento do número de transmissão de casos, ocupação de leitos, situação de óbitos e pressão do Sistema Único de Saúde, por meio das UPAs.

Desta forma, esportes profissionais poderão ser reiniciados, porém somente para treinos; escritórios poderão funcionar normalmente, mas seguindo protocolos; atos religiosos continuam com limite de 30% de pessoas; comércio como shopping, centro comerciais e ambulantes, assim como bares e restaurantes, continuam em atendimento por meio de delivery e drive-thru. Praia, parques, praças, escolas, ambulantes e academias continuarão fechadas. Já o serviço de transporte público poderá começar a funcionar, mas dependendo do modelo de atendimento a ser seguido com protocolos.

As terceira e quatro etapas ainda não têm datas para serem iniciadas. A novidade será a liberação de algumas atividades esportivas profissionais, porém sem torcidas. Poderão funcionar ainda com capacidade reduzida, os centros comerciais e shoppings centers. Nesse ponto, na quarta etapa, poderão ser liberadas as atividades em academias de ginástica, varejo, shoppings, e centro comerciais salão de beleza, barbearia e serviços de estética, cultos religiosos e escolas.

A flexibilização será adotada levando em conta regras de ouro, válidas para todos os segmentos, como as medidas de distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de grupos de risco e demarcação de espaços nas filas; medidas de higiene, como espaço adequado para disponibilização de álcool 70% e uso obrigatório de máscaras; e medidas de identificação ativa, o que significa a informação à Secretaria de Saúde sempre que houver sintomas, afastamento dos funcionários com suspeita por até 14 dias e dar preferência pelo trabalho remoto sempre que for possível. Além disso, cada setor deverá seguir protocolos setoriais formulados com representantes das áreas específicas.

“É uma luta onde queremos que todos ganhem, porque só há um inimigo: o novo coronavírus. As batalhas acontecem todos os dias e a guerra não terminou. São muitas frentes, prevenção, cuidados, proteção social aos mais vulneráveis e a flexibilização que vamos iniciar agora”

Durante a apresentação do Plano Estratégico, tanto o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, como o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, enfatizaram a necessidade de população continuar a obedecer o isolamento social. Fulgêncio revelou que essas medidas poderão ser tomadas respaldadas a partir de indicadores de saúde, como a queda na taxa de transmissão de casos, redução na ocupação de leitos de UTI, diminuição na pressão hospitalar nas UPAs e redução no número de mortes provocadas pela doença.

Luciano Cartaxo advertiu que o momento é de sair do isolamento social rígido, mas que as pessoas precisam compreender que não significa que todos devem ir às ruas a partir de próxima segunda-feira. “Precisamos compreender que o momento ainda é de dar sequência ao isolamento social, única forma de prevenir a disseminação do coronavírus e, consequentemente, salvar vidas”.

“Não podemos baixar a guarda, nem relaxar na atenção. Não podemos abrir mão da ciência, da pesquisa, da experiência de outros países”, disse o prefeito.

Fábio Cardoso